29º Akimatsuri espera atrair 100 mil pessoas em quatro dias
Durante o discurso de abertura, prefeito Marco Bertaiolli destacou a importância e dimensão que o Akimatsuri ganhou no Estado de São Paulo ao longo dos anos |
O prefeito Marco Bertaiolli participou, nesta manhã de sábado (05/04), da abertura da 29ª edição da Festa Akimatsuri, realizada pela Associação Cultural de Mogi das Cruzes (Bunkyo). O evento, realizado com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, acontecerá em dois finais de semana. As atividades continuam nos dias 6,12 e 13 de abril. É esperado um público de 100 mil pessoas que, entre as atrações, poderá conferir produtos e serviços típicos da culinária e cultura japonesa.
“O Akimatsuri é uma festa que ganhou dimensão estadual, atraindo empreendedores e visitantes de várias partes do Estado de São Paulo. A cultura japonesa mantém essa tradição e a força de um dos eventos mais importantes da nossa cidade”, disse Bertaiolli, que prestigiou o evento ao lado da esposa e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mara Bertaiolli, do vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira e demais autoridades.
Neste ano, o tema da festa é “Gambarê Brasil”, que significa “Força Brasil”, escolhido em razão da Copa do Mundo no Brasil. O destaque fica para a decoração especial no pavilhão agrícola e o acesso para os visitantes, produzida nas cores das bandeiras do Brasil e Japão. Além da exposição de frutas, verduras e flores cultivadas na cidade, há um espaço para a cultura oriental, como a cerimônia do chá, oficinas de shodo (caligrafia), origami e soroban (calculadora japonesa).
O Akimatsuri mantém viva as tradições, costumes, crenças e incentiva as manifestações artísticas e culturais do povo japonês. Como nos anos anteriores, há uma extensa programação de shows, num total de 60 atrações entre danças, taikô, cantores nikkeis e praça de alimentação com 25 boxes de pratos da culinária oriental, churrasco e bebidas. A Coordenadoria de Turismo mantém um estande com empresários do segmento na região.