Reajuste Quase 55 mil aposentados de Mogi poderão pedir a correção do PIS

As pessoas que trabalharam em empresas públicas e privadas deverão participar da ação coletiva do sindicato
Luana Nogueira
Da reportagem local
Erick Paiatto
Mogi News
Benedito Moura, do sindicato, explica sobre o reajuste que não foram repassados aos aposentados
O Sindicato dos Aposentados e Pensionistas de Mogi das Cruzes está participando, em parceria com o Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi), de uma ação que pede, na Justiça, o pagamento do reajuste do Programa de Integração Social (PIS) ao governo federal. A entidade afirma que desde 1988 o repasse não é corrigido adequadamente. Agora, o Sindnapi fará uma ação coletiva para resgatar os valores dos aposentados e pensionistas. De acordo com o sindicato municipal, pelo menos 55 mil mogianos têm direto ao repasse.

O coordenador-geral do Sindicato dos Aposentados e Pensionistas de Mogi, Benedito de Souza Moura, esclareceu que o governo deixou de fazer o repasse de forma correta depois da mudança de planos e moedas no Brasil. "Depois da correção de valores e transformações da moeda, houve esta perda de dinheiro", afirmou.

Moura informou que a campanha iniciada pelo Sindnapi começou a ser realizada no mês passado. "Estamos distribuindo panfletos na praça da Marisa (Largo do Rosário) para as pessoas terem conhecimento do benefício. O sindicato costuma ir a Brasília participar de reuniões e descobrimos que o governo não estava repassando corretamente aos aposentados o PIS. Tem muito dinheiro de todos os aposentados, agora vamos cobrar o que é nosso", destacou.

O sindicalista explicou que o PIS é repassado pelas empresas ao governo. "As pessoas que ganham até um salário mínimo, podem retirar o benefício na data do aniversário. Já para os que ganham mais que isso, o valor pode ser retirado quando se aposentam, casam ou são demitidas. Não temos como saber quanto há para receber".

Além dos aposentados que trabalharam na iniciativa pública e particular, os herdeiros das pessoas que se aposentaram depois de outubro de 1988 também podem solicitar o benefício. Para pedir o reajuste é necessário procurar o Sindicato dos Aposentados e Pensionistas. Até o dia 17, é possível procurar o atendimento na rua Ipiranga, 497, já a partir do dia 21, é preciso se dirigir a rua Afonso Pena, 137. Para entrar com a ação no sindicato, é preciso ser associado ou se associar no sindicato. Mais informações pelos telefones 4699-8720 e 4699-8721.

Postagens mais visitadas deste blog