Projeto Itaquá contará com um novo viaduto na região do Aracaré


Estrutura ligará a avenida Quarto Centenário até a estação de trem; obra foi anunciada durante entrega de ônibus
Fábio Miranda
 
De Itaquá
Daniel Carvalho

 
 


DatItaquaquecetuba ganhará um viaduto ligando a avenida Quarto Centenário até a estação Aracaré, na linha 12-Safira (Brás/Calmon Viana) da Companhia Paulista de Trens Metropolitano (CPTM). A estrutura, inclusive, passará sobre a linha férrea. A novidade foi anunciada  durante cerimônia para entrega de 30 novos ônibus que irão compor o transporte público municipal.

O secretário de Transportes de Itaquá, Dalton Dename, informou que o viaduto será construído pela MRS Logística, empresa que detém a concessão do transporte de carga no Estado, e custeado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit). O trajeto definitivo da nova passagem ainda não foi revelado pela administração municipal.

A obra para construção da nova estrutura deve ser iniciada em um ano e a estimativa de custo é de R$ 35 millhões.
O secretário destacou que o viaduto, depois de pronto, irá aliviar o trânsito na região do bairro da Estação. "A ideia é que os carros possam trafegar melhor neste pedaço de Itaquá, ligando essa duas partes da cidade e desafogando o trânsito. O projeto já está pronto", informou.

O prefeito Mamoru Nakashima (PTN) também comentou sobre a obra que será realizada na avenida Quarto Centenário. "Teremos essa obra do viaduto e mais a reforma das estações Aracaré, Manoel Feio e Itaquaquecetuba, e todas elas serão feitas pela CPTM. Nesse sentido o governo do Estado está no ajudando bastante", acrescentou.


Reforço nas linhas
Sobre melhorias no sistema de transporte no município, Mamoru contou que está em estudo o acréscimo de ônibus nas linhas mais criticas da cidade em horários de pico. "Estamos analisando esse projeto e ainda não tem data para ser colocado em prática, mas queremos mais veículos circulando nas linhas mais procuradas entre 17 e 19 horas. Quero chegar a um ponto em que população pobre não seja a única usuária dos ônibus, mas todo a comunidade", finalizou.


Nova frota
Durante evento realizado no Largo Luiz Gonzaga, conhecido como Largo da Feira, na Vila São Carlos, Mamoru oficializou a entrega 30 novos ônibus, que começarão a circular em todas as linhas municipais do transporte público. Os coletivos da CS Brasil, que opera o serviço na cidade, não aumentarão a quantidade da frota atual, calculada em 94 veículos e mais dez de reserva, mas antecipará uma renovação que estava marcada para ocorrer somente no ano que vem.

"Os coletivos são confortáveis e maiores que os outros, mas se o sistema como um todo não melhorar, os ônibus serão apenas uma capa. É preciso que nós da prefeitura e da empresa CS Brasil trabalhemos juntos para melhorar o transporte da cidade", ponderou Mamoru.

Segundo o representante da CS Brasil, Rodrigo Simões, os carros novos medem 12,5 metros de comprimento. "Nós ficamos muito contentes em entregar esses ônibus e colaborar com a melhoria do transporte da cidade. Os coletivos são equipados com GPS e darão maior conforto aos passageiros porque são maiores que os antigos".

Postagens mais visitadas deste blog