ALTO TIETÊ - Defesa Civil estadual alerta para previsão de chuva com raios


 13 de janeiro de 2013

A Defesa Civil estadual encaminhou para os municípios um alerta sobre a previsão de chuva com incidência de raios para os próximos dias. 

O boletim, encaminhando na última terça-feira, alertava para a passagem de uma frente fria que, associada a umidade da região amazônica, pode acarretar "pancadas de chuva generalizadas em todo o Estado".

O alerta também se encaixa para as cidades do Alto Tietê que, como grande parte do Estado, tem diversas áreas com risco de desabamentos e alagamentos. O diferencial da região, nesse caso, é a alta incidência de raios nas cidades do Alto Tietê. Todas as cidades da região estão num nível considerado alto, uma vez que tem incidência de mais de 5 raios por quilômetro quadrado.
Arujá, Suzano e Itaquaquecetuba estão entre os primeiros lugares do Estado segundo dados do ranking dos municípios, divulgado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), que integra o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A base de dados é o sensor orbital Lightning Imaging Sensor (LIS) a bordo de uma plataforma que faz parte da missão em conjunto dos Estados Unidos (Nasa) e Japão (Jaxa).
De acordo com esse ranking, Arujá é a cidade com maior incidência de raios da região, totalizando 13,35 por quilômetros quadrados. Suzano e Itaquá vêm em seguida, com 13,13 raios por quilômetros quadrados cada uma. Os menores índices estão com Salesópolis (10,03 raios/km2) e Biritiba Mirim (9,34 raios/km2).
Em relação a mortes causadas por raio foram registradas, nesse período, em Ferraz (1), Guararema (1), Itaquá (1), Mogi (3), Poá (1), Salesópolis (1) e Suzano (2).

BOLETIM De acordo com o aviso da Defesa Civil, as chuvas começam pela divisa com o Paraná e vão se propagando por todo o Estado de São Paulo nos próximos dias.
Há possibilidade de chuva "com intensidade forte de maneira localizada e chuvas que variam de fraca a moderada, de longa duração, acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas".
Aos municípios a orientação do Estado é atenção para a continuidade das chuvas e os acumulados, que "podem ocasionar transtornos, como alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de terra".
Para a população, a recomendação é permanecer em local seguro. Se estiver na rua, buscar abrigo em edificações como prédios e estações de metrô.
Já se estiver no trânsito: parar o veículo em local seguro, não ultrapassar locais alagados.
Quem estiver em área de risco deve abandonar o local ao primeiro sinal de anormalidade como "trincas, rachaduras em paredes, muros e deslizamentos de terras, além do aumento do nível de rios e córregos".








Postagens mais visitadas deste blog