Mogi das Cruzes - sedia importadora do sorvete sul-coreano Melona

Linha é distribuída com exclusividade a partir da divisão de alimentos da Dasol, no Taboão
Maria Regina Almeida
Da Reportagem Local
Erick Paiatto
O presidente da importadora Dasol no Brasil, Byung In Choi, com parte da linha de sorvetes trazidos diretamente da Coreia do Sul
A divisão de alimentos da Dasol, com sede em Mogi das Cruzes, é a importadora exclusiva dos picolés Melona, o sorvete sul-coreano que tem conquistado o gosto dos brasileiros e invadido lanchonetes, restaurantes e grandes redes de supermercados. O projeto da empresa é, em uma segunda etapa, construir uma fábrica no País para produzir sorvetes com frutas brasileiras, como o açaí.
Além dos picolés, já foram introduzidos no Brasil outras variedades, como a linha de sobremesas com recheio de sorvete e o sorvete em massa. O presidente da Dasol no Brasil, o empresário sul-coreano Byung In Choi, afirma que a meta da empresa é triplicar o faturamento no próximo ano, o que inclui ampliar o efetivo de empregados na mesma proporção.
Atualmente, a Dasol emprega 50 funcionários somente no setor que envolve a linha de sorvete - inclui uma fábrica para produzir freezeres horizontais, também instalada em Mogi, no distrito industrial do Taboão. No local, estão instaladas três câmaras frias para o armazenamento dos sorvetes.
 O executivo revela que, somente este ano, serão importados 12 contêineres - cada um deles com capacidade para armazenar 200 mil unidades de sorvete. O produto vem de navio da Coreia do Sul em contêineres refrigerados. Ao chegar ao Brasil, ele segue em caminhões-baús para Mogi. A viagem entre os dois países leva 30 dias. O produto já vem pronto e embalado.
Choi conta que teve a ideia de importar os sorvetes por entender que havia espaço para produtos com outros diferenciais em relação às marcas encontradas no País, que levassem em conta uma maior cremosidade: "Percebi que os sorvetes no Brasil eram feitos com água em sua composição. A linha Melona é produzida com leite e fruta e, por isso, é mais cremosa e saborosa."

Aprovação
Os picolés Melona chegaram ao Brasil em 2005. Em um primeiro momento, a novidade foi colocada à disposição do público nos bairros da Liberdade e Bom Retiro, em pequena escala. O primeiro, por concentrar a comunidade japonesa e, o segundo, a coreana. Porém, não foi somente o consumidor asiático que passou a apreciar os sorvetes. Os brasileiros aprovaram de imediato o novo sabor. Ir na Liberdade e Bom Retiro era sinônimo de sorvete Melona.

Com o crescimento do consumo nestes dois centros, o presidente da Dasol no Brasil viu a oportunidade de expandir as vendas para outros bairros da capital e também para o interior do Estado. Porém, o aumento crescente das vendas motivou o grupo sul-coreano a dar um passo mais arrojado, com a instalação, em 2010, da divisão de alimentos da Dasol em Mogi das Cruzes, na mesma área onde já funcionava, desde 2009, a linha de componentes eletrônicos da Dasol, fornecedora da Samsung e LG.

Atualmente, a empresa possui contratos de venda com as redes Wal-Mart, Carrefour, Makro, Sonda e Tenda e com supermercados do Alto Tietê e do interior do Estado, além de pequenos pontos de venda. O sorvete Melona está presente também no Rio de Janeiro e no Paraná.

Postagens mais visitadas deste blog