Itaquaquecetuba, Mogi, Ferraz, serão beneficiadas com construção de 19 creches

O Ministério da Educação confirmou a construção de mais 19 creches no Alto Tietê. A ação faz parte do programa Brasil Carinhoso, lançado na última segunda-feira, pela presidente Dilma Rousseff (PT). 
Três cidades da região serão beneficiadas. 
Mogi das Cruzes ganhará 12 unidades, Itaquaquecetuba, cinco; e, Ferraz duas creches.

Na execução do programa, o governo federal libera os recursos de forma progressiva - 30% no momento da licitação, mais 50% no início da obra. Quando 80% das obras estão concluídas, são destinadas verbas para a aquisição do mobiliário escolar. 


À Prefeitura cabe oferecer o terreno. Para uma escola que atenda 240 crianças, o local deve ter dimensão mínima de 40 por 70 metros quadrados; para atender 120 crianças, as medidas devem ser de 45 por 35 metros quadrados. 

A transferência de recursos para a execução de projeto aprovado na segunda etapa Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) ocorre por meio de termo de compromisso assinado pelos prefeitos.


O chefe do Executivo de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli (PSD), que assinou o contrato da creche no evento fez um parâmetro de quantas unidades a Prefeitura pretende inaugurar.
 "Com as 40 creches que vamos entregar até o começo do próximo semestre, Mogi das Cruzes chegará a 65 novas creches, o que significará praticamente uma unidade em cada bairro, atendendo a toda a demanda", destaca.
PROJETOS
 O governo federal oferece dois tipos de projetos arquitetônicos para a construção das creches. 
Um deles é o de uma escola com capacidade de atendimento para 240 crianças com até 5 anos, em dois turnos, ou 120 crianças, em turno integral.
 O projeto conta com oito salas pedagógicas, sala de informática, secretaria, pátio coberto, cozinha, refeitório, sanitário e fraldário, entre outros ambientes.

Postagens mais visitadas deste blog