A maior câmera digital criada para uma missão espacial

Câmera com 






1 bilhão de pixels de 





resolução examinará 







a Via Láctea



Aparelho foi criado pela Agência Espacial Europeia (ESA).
Operação traçará mapa com bilhões de estrelas da galáxia.



Da EFE
Cientistas trabalham na disposição da câmera em projeto da ESA (Foto: Divulgação)Cientistas trabalham na maior câmera digital criada para uma missão espacial (Foto: Divulgação)
A maior câmera digital criada para uma missão espacial, com 1 bilhão de pixels de resolução, foi criada pela Agência Espacial Europeia (ESA) para examinar a Via Láctea, informou nesta quarta-feira (6) a agência em comunicado.


Para isso, a ESA precisou encaixar 106 dispositivos eletrônicos que formam um olho supersensível com o qual podem detectar estrelas cuja luminosidade é 1 milhão de vezes inferior ao que o olho humano pode perceber da terra.
“Enquanto a vista humana pode ver milhares de estrelas em uma noite limpa, a operação traçará um mapa com bilhões de estrelas dentro da Via Láctea e galáxias vizinhas em cinco anos”, revelou a ESA. O projeto terá início em 2013. Apesar do rastreamento do espaço, a câmara classificará apenas 1% das estrelas da Via Láctea.


Por meio do projeto, se determinará o brilho e as características espectrais dos astros, além de suas posições e seus movimentos tridimensionais. O novo mapa elaborado pela agência espacial ajudará a classificar, além das estrelas, outros corpos celestes do Sistema Solar, além de galáxias mais distantes e quasares (fontes de energia eletromagnéticas).

Postagens mais visitadas deste blog