Ilha Marabá está com inscrições abertas para curso de confecção de sacolas ecológicas

A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente está com inscrições abertas para o curso gratuito de confecção das ecobags – as sacolas ecológicas – no Núcleo Ambiental Ilha Marabá. As aulas serão ministradas nos dias 13 e 28 deste mês para a mesma turma, que precisa ser composta no mínimo por 20 pessoas. A única exigência é que os participantes levem um pedaço de tecido, pois aprenderão, a partir disso, a produzir sacolas que não agridem o meio ambiente e são uma alternativa às sacolas plásticas ainda utilizadas em supermercados.

Logo, além de agregar conhecimento e desenvolver habilidades manuais, o curso serve como um estímulo à substituição do plástico pelo tecido, realidade esta que a partir do ano que vem se tornará obrigatória, por força de lei. “Vamos utilizar a técnica do quadrado, que tem o seguinte conceito: qualquer quadrado de tecido pode ser transformado em uma sacola, de maneira rápida e prática”, explica a professora e gestora do Núcleo Ambiental, Rosemeide Ferreira, ao lembrar que isso pode se tornar muito útil no dia a dia da mulher.

“A partir do momento em que aprende essa técnica, a mulher vai conseguir transformar em sacola qualquer acessório em tecido, como um lenço ou uma echarpe, por exemplo. É algo muito prático para o cotidiano”, argumenta, acrescentando que essa é uma técnica milenar do Japão. “Essa técnica era muito usada pelos orientais no momento de embrulhar as coisas para ir aor banho”, conclui.

As sacolas ecológicas são confeccionadas sem qualquer tipo de costura – ela é feita somente a base de nós. As aulas serão ministradas das 15h às 16h30 dos dias já mencionados, e não há restrição quanto ao público participante. Quem tiver interesse e quiser fazer sua inscrição deve ligar diretamente na Ilha Marabá, pelo telefone 4790-5142. 

Esta é só mais uma iniciativa da Ilha Marabá, que oferece frequentemente cursos gratuitos para a comunidade, sempre objetivando a conscientização ambiental. O espaço tem uma área de 13.410 m² e abriga um pequeno pedaço preservado de Mata Atlântica. (LMS)

Postagens mais visitadas deste blog