Sacolas plásticas de supermercados estão com os dias contados-




Supermercados assinam acordo para eliminar sacolinhas

Alexandre Melo 
Do Diário do Grande ABC

segunda-feira, 9 de maio de 2011



Foi assinado hoje pela Apas (Associação Paulista de Supermercados) e o governo do Estado um acordo para eliminar a distribuição de sacolas plásticas descartáveis nos supermercados paulistas. Até 25 de janeiro de 2012 o projeto estará totalmente implantado.
Conforme o Diário informou no dia 27 de abril, até o início do próximo ano os supermercados deixarão de entregar as sacolas derivadas de petróleo ao consumidor. O objetivo é estimulá-lo a usar sacolas permanentes, como a tradicional sacola de feira.
Pelo acordo, os supermercados promoverão campanha nos próximos meses para estimular a mudança de hábito do consumidor, conscientizando-o para a necessidade de utilizar outros meios para o transporte das compras antes de cessar a distribuição de sacolas.
A primeira etapa da ação começa no Dia do Meio Ambiente, no dia 5. O próximo passo acontece no início da primavera, em 22 de setembro. Em 22 de novembro, quando é comemorado o Dia do Supermercadista, será lançada uma campanha de conscientização em massa, seguindo até 25 de janeiro, quando a ação estará totalmente implementada.
COBRANÇA POR SACOLA - Caso o consumidor for às compras sem sacola, precisará desembolsar em média R$ 0,19 por uma embalagem biodegradável, feita a partir de amido de milho, ela se desfaz em até 180 dias em usina de compostagem e em dois anos em aterro.
"O objetivo da iniciativa, apoiada pelo setor, é atender uma demanda da sociedade, que está cada vez mais atenta às questões ambientais", diz João Galassi, presidente da Apas
ANTERIORES - ANTERIORES------------------------------------------------------------------------------

Jornal Hoje - Rede Globo

Distribuição de sacolas 

plásticas está 

com os dias contados
 em São Paulo

Dia nove de maio os supermercados assinam um acordo com o governo do estado para tentar abolir as sacolinhas. Os ambientalistas comemoram, mas os consumidores estão divididos.


Ainda não há prazo, mas a meta da Associação Paulista de Supermercados é acabar com a distribuição de dois bilhões e meio de sacolinhas por mês.
“O setor não pagava a sacola, quem pagava era o consumidor porque já tava embutido nos preços. Então a sociedade ganha e ganha muito porque esse dinheiro retorna”, explica João Galassi, presidente da Apas.

Um professor de engenharia ambiental diz que a sacola biodegradável, que também será vendida em todo estado por R$ 0,19, leva só três meses para se desfazer, mas lembra que até elas devem ser evitadas. "Ele é um produto orgânico que vai gerar gás metano. Que é um gás muito agressivo a camada de ozônio. Então o problema não desaparece, troca de problema", garante Ernesto Paulela, professor de engenharia ambiental.

Antigamente o lixo era composto principalmente por materiais orgânicos, como restos de alimentos, que são degradáveis pela ação da natureza. O lixo do homem moderno é composto por montanhas de embalagens e outros detritos.

Veja o tempo de decomposição dos materiais :
MaterialTempo de Degradação
Latas de Aço10 anos
Alumínio200 a 500 anos
CerâmicaIndeterminado
Chicletes5 anos
Cordas de nylon30 anos
Embalagens Longa VidaAté 100 anos (alumínio)
Embalagens PETMais de 100 anos
EsponjasIndeterminado
Filtros de cigarros5 anos
IsoporIndeterminado
LouçasIndeterminado
Luvas de borrachaIndeterminado
Metais (componentes de equipamentos)Cerca de 450 anos
Papel e papelãoCerca de 6 meses
Plásticos (embalagens, equipamentos)Até 450 anos
PneusIndeterminado
Sacos e sacolas plásticasMais de 100 anos
Vidrosindeterminado



🛒 Conheça o Supermercado Higa"s em Itaquaquecetuba! 🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s em Itaquaquecetuba! 🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog