Hugo Motta promete punição a deputados golpistas, mas ainda não apresenta medidas
Hugo Motta promete punição a deputados golpistas, mas ainda não apresenta medidas
Por Cleber Lourenço
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta sexta-feira (7) que “providências serão tomadas até o final do dia” contra os parlamentares bolsonaristas que ocuparam a Mesa Diretora da Casa entre terça e quarta-feira. A ocupação foi um protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes.
A declaração foi dada logo após Motta chegar ao Congresso, um dia depois da desmobilização dos parlamentares. Durante a ocupação, ele havia cogitado uma medida que poderia resultar na suspensão de mandato dos deputados envolvidos por até seis meses. A proposta, no entanto, segue sem formalização.
Nos bastidores, interlocutores afirmam que, inicialmente, não havia intenção real de aplicar sanções. A hipótese começou a ganhar corpo após a sessão plenária de ontem, quando a postura de Motta foi lida por aliados e adversários como sinal de fragilidade. Deputados da base passaram a questionar sua liderança e cobraram uma reação mais firme. O temor de perder o controle da Casa teria levado o presidente a reconsiderar sua posição.

Motim bolsonarista impediu trabalhos da Câmara na terça e quarta-feira desta semana (Foto: Câmara dos Deputados)
Motta não fez acordo para pautar anistia
A fala de Motta à imprensa também funcionou como sinalização de que não houve qualquer acordo para pautar a anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro. Lideranças governistas relataram à coluna que, mesmo que a proposta fosse colocada em votação, isso ocorreria contra a vontade do presidente da Câmara. Avaliam ainda que a pauta teria poucas chances de ser aprovada em plenário.
Parlamentares aliados de Motta também viram com desconforto as manifestações de deputados bolsonaristas logo após o pronunciamento do presidente da Câmara, nas quais afirmavam que a anistia seria pautada na próxima semana. A leitura majoritária é de que essas declarações foram um acinte e uma afronta à autoridade de Motta, sobretudo porque não haveria qualquer acordo firmado nesse sentido.
No Senado, o cenário é ainda mais adverso para a anistia. O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), tem demonstrado irritação com o comportamento da oposição bolsonarista e não deve aceitar qualquer articulação para que o tema avance.
A expectativa agora recai sobre qual medida concreta Hugo Motta estará disposto a adotar para sinalizar força política e retomar o controle da Câmara. Até o fechamento deste texto, nenhuma providência oficial havia sido anunciada.
https://iclnoticias.com.br/hugo-motta-promete-punicao-deputados-golpistas/
![]() |