Kassio vota para manter Dino, Zanin e Moraes no julgamento de Bolsonaro no STF

Kassio vota para manter Dino, Zanin e Moraes no julgamento de Bolsonaro no STF

 Atualizado em 20 de março de 2025 às 20:33



Até o ministro Kassio Nunes Marques, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para ocupar uma das cadeiras do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quinta-feira (20) contra o afastamento dos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin do julgamento da trama golpista.

O STF analisa quatro recursos que solicitam o afastamento de Dino, Zanin e Moraes. 

O julgamento ocorre no plenário virtual da Corte. A análise teve início na manhã de quarta-feira (19) e vai até às 23h59 desta quinta.

Nunes Marques seguiu o voto do presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, relator das ações. O STF já formou maioria para manter Moraes, Dino e Zanin no julgamento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). 

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin. Foto: Reprodução

André Mendonça é o único ministro que ainda não votou. 

Os pedidos de afastamento foram apresentados pelas defesas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), do ex-ministro Walter Braga Netto e do general da reserva Mario Fernandes —todos foram denunciados pela PGR por envolvimento na tentativa de golpe de Estado.

Os advogados dos denunciados pedem o afastamento de Dino e Zanin sob o argumento de que os ministros já entraram com processos contra Bolsonaro antes de assumirem suas funções no STF. No caso de Moraes, as defesas alegam que o magistrado seria uma das vítimas dos planos golpistas e, portanto, teria um interesse direto no processo. 

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/kassio-vota-para-manter-dino-zanin-e-moraes-no-julgamento-de-bolsonaro-no-stf/