Previsão do tempo: primeira onda de frio do inverno chega ao Brasil neste final de semana -

Notícias - CGE

27/06/2024 17:53 - Quinta-feira

Noite de quinta-feira (27) começa com céu nublado e temperaturas em declínio na cidade. 

Conforme as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, os termômetros marcam 20°C em média. 

A mínima pode marcar 15°C na madrugada. A umidade relativa do ar oscila em torno de 75% na cidade.

Devido a tendência de temperatura e sensação térmica oscilando entre 13°C ou ligeiramente menos no fim da madrugada e início da manhã, a Defesa Civil Municipal decretou estado de ATENÇÃO para baixas temperaturas, desde às 17h40 do dia 12/06, apenas nas subprefeituras dos bairros mais afastados do centro expandido: Parelheiros e Capela do Socorro, Zona Sul, Perus, Zona Norte, Itaquera, São Miguel paulista, Guaianases, Cidade Tiradentes, Itaim paulista e São Mateus, Zona Leste.

Conforme o monitoramento do CGE da Prefeitura de São Paulo, a menor mínima média do ano permanece a registrada em 29/05/2024 com 9,7°C. 

Já a menor mínima absoluta, aquela temperatura registrada em um único local, permanece a do dia 30/05/2024 com 4,3°C em Engenheiro Marsilac, Zona Sul;

A última chuva significativa registrada pelo CGE na Capital paulista ocorreu no dia 27/05, ou seja, quando a precipitação média acumulada na cidade foi de 27,8mm. 

Os dados do CGE mostram que junho acumulou até o momento 0,5mm de chuva, o que corresponde a apenas 1% da média do mês que é de 49,5mm.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS: 

A passagem de uma nova frente fria neste final de semana vai provocar chuva e declínio acentuado da temperatura, principalmente entre o domingo (30/06) e a terça-feira (02/07). 

A mínima pode chegar aos 10°C, com sensação térmica inferior a

este valor, por conta da chegada do ar frio de origem polar, caracterizando desta forma a primeira onda de frio do inverno. 

A sexta-feira (28) deve iniciar com a formação de névoa úmida e nevoeiro localizados, mas que devem se dissipar com a presença do sol entre nuvens a partir do período da manhã. 

O dia promete apresentar tempo seco, sem previsão de chuva e com sol entre nuvens.

 A temperatura mínima prevista na  madrugada é de 15°C e a máxima não deve superar o 25°C. A umidade do ar nas horas de maior aquecimento deve apresentar valores mínimos por volta dos 35%.

A madrugada de sábado (29) terá muitas nuvens e temperatura mínima de 14°C. No decorrer do dia, aumento da nebulosidade a partir do fim da tarde com chance da ocorrência de chuviscos em função da aproximação da frente fria. A temperatura máxima não passa dos 24°C, com os menores percentuais de umidade do ar acima dos 50%.

  • https://www.cgesp.org/v3/noticias.jsp?id=49041


Previsão do tempo: primeira onda de frio do inverno chega ao Brasil neste final de semana - ICL Notícias

O tempo frio típico do inverno enfim vai chegar a maior parte do Brasil. A previsão do tempo do Climatempo aponta que a chegada de uma forte frente fria neste final de semana deve provocar uma queda brusca da temperatura em várias regiões do país, especialmente no Sul.

O fenômeno provocará a primeira queda acentuada de temperatura do inverno de 2024, com frio intenso em São Paulo e no Rio De Janeiro. Em Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso, as temperaturas também estarão em queda e a massa de ar frio pode causar friagem na Região Norte.

Previsão do tempo: onda de frio

inverno

Onda de frio vai durar de 28 de junho até 2 de julho de 2024

A onda de frio causada pela passagem da frente fria vai durar de 28 de junho até 2 de julho de 2024.

Há possibilidade de geada entre o centro-sul e leste do Paraná até o sul do Rio Grande do Sul. Temperaturas negativas, de até -8°C, poderão ocorrer nas áreas mais elevadas da serra gaúcha e catarinense. O sul do Mato Grosso do Sul também pode ter geada.

Entre o sul do Mato Grosso e a faixa leste do estado de São Paulo, as temperaturas ficarão reduzidas, abaixo da normalidade para este período. entre a faixa leste do Acre e o sul do Espírito Santo, as temperaturas também ficarão reduzidas em comparação aos últimos dias.

Fim do veranico

Essa onda de frio vai quebrar o ciclo de dias quentes que se instalou no Brasil desde 5 de maio, durando até 24 de junho.

O mês de junho foi de calor na maior parte do país. São Paulo teve um calor histórico na tarde de domingo, 16 de junho de 2024, com uma temperatura máxima de 28,8°C, igualando a marca de 8 de junho de 1992, a maior temperatura em um dia de junho na capital paulista desde pelo menos 1961.

A tarde de sexta-feira, 14 de junho de 2024, foi a mais quente em Porto Alegre para um dia de junho desde pelo menos desde 1997, com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrando 32,4°C de temperatura máxima.

https://iclnoticias.com.br/previsao-do-tempo-onda-de-frio-do-inverno/
QUINZENA DE OFERTAS! Oferta válida enquanto durarem os estoques de 25/06/24 a 09/07/24

Postagens mais visitadas deste blog