Hostilidade a Moraes cruza linha que separa audácia de estupidez


Josias de Souza
Colunista do UOL

Existe uma fronteira muito tênue entre ser audacioso e ser estúpido. O grupo que agrediu Alexandre de Moraes e o filho dele no aeroporto de Roma cruzou a linha, caindo no Código Penal. O episódio reforça a percepção de que a fragilidade de um Bolsonaro inelegível não pode ser confundida com debilidade do bolsonarismo.

A despeito da crescente exposição dos pés de barro do mito, a raiva difundida por ele continua inspirando uma base eleitoral de fanáticos. Ao migrar das redes sociais para o mundo real, a insensatez bolsonarista aumenta na proporção direta do potencial econômico dos agressores. E a valentia diminui quando a polícia chega.

Alexandre de Moraes disse ter sido agredido por três pessoas: o empresário Roberto Mantovani Filho, sua mulher, Andreia Munarão, e o genro do casal, o corretor de imóveis Alexandre Zanatta. Nessa versão, Andreia chamou o ministro do Supremo de "bandido", "comunista" e "comprado". Seu marido teria dado um tapa no rosto do filho de Moraes, danificando-lhe os óculos.

O genro disse à PF que não ofendeu Moraes. Em nota, o advogado do casal alegou que o empresário e sua mulher teriam sido confundidos com outras pessoas. Essa "confusão interpretativa" teria descambado para uma discussão entre Andrea e dois acompanhantes de Moraes. No lufa-lufa, Roberto Montavani teria entrado em cena para "conter os ânimos do jovem ofensor" de sua mulher. O que se depreende da nota é que o agressor seria o filho de Moraes, não o contrário.

O Ministério da Justiça requisitou as imagens do circuito de câmeras do aeroporto de Roma. As filmagens devem chegar ao Brasil antes do final de semana. Confirmando-se a agressão, é imperioso punir os ofensores. Simultaneamente, Moraes precisa acender a luz dos processos estrelados por Bolsonaro. A impunidade do capitão estimula nos seus seguidores o comportamento de vale-tudo.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.


OLHAR APURADO

Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário. 

https://noticias.uol.com.br/colunas/josias-de-souza/2023/07/17/hostilidade-a-moraes-cruza-linha-que-separa-audacia-de-estupidez.htm 



Postagens mais visitadas deste blog