“Perde a população de São Paulo”, diz Boulos sobre revisão do plano diretor
Câmara Municipal aprovou em segunda votação a proposta que facilita prédios mais altos na cidade

247 - O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) criticou nesta segunda-feira (26) a decisão de vereadores da cidade de São Paulo, que aprovaram, por 44 votos favoráveis e 11 contrários, o Plano Diretor Estratégico (PDE) da capital. "Agora: a revisão do Plano Diretor Estratégico foi aprovada na Câmara dos Vereadores. Ganha o setor imobiliário! Perde a população de São Paulo!", escreveu o parlamentar no Twitter.
A proposta prevê maior concentração de pessoas em um menor espaço de terra, para deixar a cidade com maior movimentação socioeconômica perto de lugares onde há transporte.
De acordo com a proposta, prédios mais altos podem ser construídos num raio de até 700 metros das estações de trem e metrô.
Antes eram 600 m. Pelo projeto, prédios mais altos podem ser construídos num raio de até 300m dos pontos de ônibus, um que aumenta para 400 m no substitutivo do texto.
Em carta, mais de 160 entidades da sociedade civil e grupos de urbanistas fizeram críticas ao documento.
Representantes dessas instituições destacaram a possibilidade de prédios mais caros próximos às zonas de transporte coletivo, o que não é interessente para as pessoas com menos dinheiro.
Também alertaram para a hipótese de aumento do custo da moradia, mais trânsito e menos áreas arborizadas.