Marcos Coimbra: “Metade dos eleitores de Ciro podem abandoná-lo e dar vitória a Lula no 1º turno” - Para o sociólogo do Instituto Vox Populi há uma fidelidade baixa do eleitorado de Ciro ao candidato

O sociólogo Marcos Coimbra, do Instituto Vox Populi, afirmou no Fórum Café desta sexta-feira (6) que parte do eleitorado de Ciro Gomes pode abandoná-lo antes das eleições e, com isso, ser o empurrão final para que o ex-presidente Lula vença o pleito no primeiro turno. 


Diferentemente de Lula e Bolsonaro, que têm mais de 80% de voto firme e consolidado no seu eleitorado, Ciro Gomes tem um pouco menos de 50% de voto definido entre suas eleitoras e eleitores. Se esta metade que não é voto firme migrar para Lula, a eleição está resolvida no primeiro turno: “Metade dos eleitores de Ciro podem abandoná-lo e dar vitória a Lula no 1º turno”.            


E, da mesma forma como o eleitorado de Moro, um eleitorado com afinidade ideológica com Bolsonaro, migrou quase todo para Bolsonaro, o eleitorado de Ciro irá naturalmente migrar para Lula, avaliou o sociólogo.

A situação de Ciro Gomes é tão difícil que ele está em terceiro lugar no Ceará, o estado onde fez sua carreira política. “Ciro tem metade das intenções de voto de  Bolsonaro no Ceará, não sei o que ele espera que aconteça no próprio estado dele. O fato é que lá acontece o mesmo que no resto do país: quem é progressista está escolhendo Lula e quem é conservador está com Bolsonaro. Esta é uma eleição com apenas dois candidatos, mesmo no Ceará, onde ele não chega a dois dígitos”, afirmou o sócio do Instituto Vox Populi. 

https://revistaforum.com.br/politica/2022/5/6/marcos-coimbra-metade-dos-eleitores-de-ciro-podem-abandona-lo-dar-vitoria-lula-no-1-turno-116004.html

Postagens mais visitadas deste blog