Após 3 anos, Bolsonaro cumpriu apenas 24,5% propostas de campanha - Do total de 53 promessas apresentadas em 2018, 20 ainda não saíram do papel; na área de Educação o governo impôs retrocesso




 Do total de 53 promessas apresentadas em 2018, 20 ainda não saíram do papel; na área de Educação o governo impôs retrocesso

O governo de Jair Bolsonaro irá completar três anos no próximo sábado (1) e, desde então, cumpriu apenas 24,5% de suas promessas de campanha.

De acordo com levantamento feito pelo Metrópoles, das 53 propostas apresentadas por Bolsonaro em 2018, 20 (ou 37,7%) não saíram do papel e outras 20 foram parcialmente cumpridas ou estão em andamento.

Nas áreas de economia e segurança pública, áreas tidas como prioritárias pelo governo Bolsonaro, a taxa de promessas não cumpridas é ainda maior: 45,4% e 53,8%, respectivamente. 

Ainda na área de Segurança Pública, o levamento feito pelo Metrópoles revela que nenhuma das promessas de campanha foram cumpridas, entre elas: fim da progressão de penas, saídas temporárias, redução da maioridade penal para 16 anos e tipificação como “terrorismo” de ocupações de propriedades privadas. 

Bolsonaro e o “fim da corrupção”


Quando candidato, Bolsonaro também prometida o “fim da corrupção” e que não faria diálogo com o Centrão: escândalos de corrupção estouraram em seu governo com o envolvimento de ministros, parlamentares aliados e familiares. E, por fim, o presidente se filiou ao PL, um dos principais partidos do chamado Centrão.

A tão alardeada “diminuição do Estado” também não foi cumprida: quando assumiu o governo federal, Bolsonaro prometeu cortar os 29 ministérios pela metade, mas, não cumpriu a promessa e hoje a sua gestão conta com 24 ministérios.

Na área da educação, o governo não cumpriu nenhuma promessa e ainda impôs retrocesso em todos os níveis de educação. 

“Tivemos retrocesso em tudo, da educação infantil à pós-graduação. No campo da pesquisa, olha o que o governo fez das agências de fomento. Pesquisadores se desligaram do país por causa dos cortes […] com exceção da aprovação do Fundeb, que foi aprovado contra a vontade dele”, disse Catarina de Almeida Santos, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB).

O levantamento feito pelo Metrópoles teve como base o programa de governo apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2018. 

Com informações do Metrópoles 

https://revistaforum.com.br/politica/apos-bolsonaro-cumpriu-24-propostas-campanha/

Postagens mais visitadas deste blog