Caos bolsonarista derruba a economia, aponta André Lara Resende
247 – A instabilidade causada pela ofensiva do presidente Jair Bolsonaro contra as instituições democráticas é o principal fator responsável pela deterioração da situação econômica do país, afirma o economista André Lara Resende, em entrevista ao jornalista Ricardo Balthazar, publicada na Folha de S. Paulo.
“[A crise] é resultado da crise política, da sensação de que o governo tem um projeto explicitamente antidemocrático e está disposto a sacrificar a economia e as instituições para colocá-lo em prática”, diz ele.
"A verdadeira âncora da inflação é a legitimidade e a credibilidade institucional do governo", prossegue.
"O que leva à perda de controle sobre as expectativas é a desorganização institucional e a perda de legitimidade do Estado. É o Estado patrimonialista, dirigido por políticos demagógicos e incompetentes, que solapa a confiança na moeda nacional."
Lara Resende também diz que eventual elevação dos juros não terá efeito algum sobre os preços.
"Nesse cenário, a elevação das taxas de juros não segura os preços, mas inibe investimentos, aumenta o custo da dívida pública e leva a mais cortes no orçamento para equilibrar as contas públicas.
O mundo inteiro parou de fazer isso.
Não entendo por que contestar a ortodoxia na condução da política econômica ainda é visto como algo tão perigoso no Brasil."
https://www.brasil247.com/economia/caos-bolsonarista-derruba-a-economia-aponta-andre-lara-resende?amp