Ferroviários não entram em acordo com a CPTM e decidem sobre greve

 O DiárioPublicado em 14/07/2021 às 19:09Atualizado há 34 minutos

A greve, anunciada na semana passada e que deve atingir todas as linhas de trens, é discutida em assembleias  


Os relatos são que a CPTM não apresentou nova proposta / Divulgação - CPTM 

Parece que vem greve por aí: ferroviários e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) não entraram em acordo sobre uma proposta de reajuste salarial para a categoria em uma tentativa de conciliação realizada na tarde desta quarta-feira (14) no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em São Paulo, conforme publicado mais cedo por O Diário. Em nota, o TRT informou que a Justiça apresentou "uma sugestão conciliatória, mas as partes não chegaram a um acordo". 

Os ferroviários marcaram para esta quarta-feira (14) assembleias para decidirem sobre como a categoria vai se posicionar em relação à conciliação e avalia possíveis paralisações. . 
Por mês, os passageiros das cidades do Alto Tietê, apenas linha Coral-11, que faz o trajeto entre a Luz e Estudantes, somam um contingente de 2,3 milhões de pessoas, sendo que a maior parte, 727 mil embarca e desembarca em Suzano. Por dia, esse contingente significa um total de cerca de 77 mil pessoas, de acordo com balanço encontrado no site da CPTM, referente ao mês de março deste ano. 
Os relatos são que a CPTM não apresentou nova proposta, na audiência que contou com a participação do Sindicato dos Ferroviários de São Paulo, do qual participam funcionários das linhas 7 e 10, da CPTM.

Durante a audiência, a CPTM não apresentou nova proposta e a categoria ressaltou que não recebeu o programa de participação nos resultados de 2020 e não teve reajuste salarial no ano passado.

Acordo

Os trabalhadores entraram com ação no Tribunal para pedir que a CPTM assine o Acordo Coletivo de Trabalho completo, com as cláusulas econômicas sugeridas e assim garantir o reajuste salarial dos ferroviários. A greve, anunciada na semana passada e que deve atingir todas as linhas de trens, está mantida a partir da 0 hora desta quinta-feira (15), sem previsão de término. 
“A empresa insiste em reajuste zero pelo segundo ano consecutivo. Eles não querem acertar os valores do salário, Vale Refeição, Vale Alimentação, de nada, mas o preço aumentou, o salário não dá mais conta de pagar itens básicos. É preciso entendimento e respeito da CPTM com os ferroviários para que o serviço continue funcionando”, esclarece José Claudinei Messias, presidente interino do Sindicato da Sorocabana.

De acordo com os Sindicatos, já foi instaurado Dissídio Coletivo de Greve pelo TRT - SP, e os Ferroviários confiam no reconhecimento da legalidade pelo TRT, pois está claro que a empresa não está cumprindo com suas obrigações. 


https://www.odiariodemogi.net.br/cidades/ferrovi%C3%A1rios-n%C3%A3o-entram-em-acordo-com-a-cptm-e-decidem-sobre-greve-1.18648#

Postagens mais visitadas deste blog