Prefeitura de Itaquá distribui absorventes íntimos no dia da pobreza menstrual

O Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Políticas para Mulheres distribuíram absorventes íntimos para pacientes da unidade de saúde em Itaquaquecetuba. A ação aconteceu nesta sexta-feira, dia 28, em menção ao dia da pobreza menstrual.

As doações foram arrecadadas pelos colaboradores da empresa São Miguel Saúde, de São Miguel Paulista, e entregue pela empresa Vôlei Mania, patrocinada pelo Instituto Mauricio de Sousa que repassou ao Fundo Social da cidade. Ao todo, foram entregues 1.474 unidades de absorventes íntimos entregues no Centro de Especialidades para pacientes adolescentes, na área da neurologia.

A pobreza menstrual é uma questão de saúde pública instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2014, quando passa a reconhecer que é um direito da mulher ter o cuidado com o corpo no período menstrual.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Mila Prates Queroz explica que ainda falta acesso à limpeza íntima, isso ocorre devido à pobreza e falta de informação. “Muitas mulheres não têm informação de que é possível pedir ajuda às Secretarias. É um direito de toda mulher, mas elas ainda têm vergonha de mostrar que está vulnerável”, explica Mila.

Já a secretária de Políticas para Mulheres, Hadla Issa, explica que é preciso quebrar as barreiras do preconceito e falar do assunto. “A gente precisa quebrar este tabu e falar sobre a pobreza menstrual. É um processo natural, mas ainda existem muitas mulheres com vergonha de falar de suas necessidades”, relata Hadla.

Os interessados em fazer doação de produtos para higiene íntima podem entregar na Secretaria de Políticas para Mulheres, que fica na avenida João Barbosa de Moraes, 448 B – Vila Zeferina, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. 

https://www.itaquaquecetuba.sp.gov.br/prefeitura-de-itaqua-distribui-absorventes-intimos-no-dia-da-pobreza-menstrual/

Postagens mais visitadas deste blog