A Prefeitura de Mogi das Cruzes decidiu, nesta sexta-feira (28), pelo adiamento do retorno presencial nas turmas de educação infantil nas escolas municipais, que ocorreria na segunda-feira (31).



A medida considera as manifestações do Conselho Municipal Educação (CME) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Ainda seguindo a indicação do CME, serão retomadas as atividades presenciais de forma gradual nas creches subvencionadas adequadas ao protocolo sanitário.

A Secretaria Municipal de Educação tem feito um trabalho de readequação das escolas e capacitação dos servidores para que o retorno gradual às aulas seja seguro e focado no cuidado e proteção à vida.

“O planejamento do retorno gradual das atividades presenciais tem como premissa a preservação de vidas, observando os índices epidemiológicos da cidade. Estamos ampliando a discussão sobre a retomada em um colegiado formado por diferentes segmentos para aprofundar a escuta e o diálogo”, disse o secretário de Educação, André Stábile.

Os pontos indicados pelo CME e pelo CMDCA, bem como a organização das novas fases de retomada, serão abordados na segunda-feira (31) pela nova instância de deliberação do município de Mogi das Cruzes, o Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação (GAEPE). 

Além da continuidade dos trabalhos da Brigada da Pandemia na Educação, o GAEPE terá também a participação do Poder Judiciário e do Ministério Público e estará diretamente ligado ao Gabinete do Prefeito, com presença ampliada da Secretaria da Saúde e entidades de representação da sociedade civil, além de representantes das secretarias de Assistência Social e Finanças.

Questionado sobre o que faltou na estrutura das escolas municipais, o secretário diz que faltaram alguns ajustes de protocolo e de funcionários. "Os efeitos da pandemia não são heterogêneos, não são iguais para todas as unidades. Às vezes, até mesmo dentro de cada escola há situações heterogêneas. Nós estamos observando cada unidade para entender se elas têm ou não capacidade de retornar", destacou.

A capacidade de atendimento nas creches subvencionadas será de 35% do total de alunos matriculados por turma, incluindo os profissionais adultos que atuam com as crianças. Deverá ser seguido integralmente o protocolo sanitário. Os profissionais do grupo de risco que ainda não foram vacinados devem permanecer em teletrabalho. Todos deverão usar máscara e manter o distanciamento social de 1,5 m. Cada escola possui uma Brigada da Pandemia na escola, que receberam formação oferecida pela equipe da Brigada da Pandemia na Educação e a Vigilância Sanitária. 

O sindicato
A diretora do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública Municipal de Mogi das Cruzes e Guararema (Sintap), Sueli Martins Cardoso, diz que a retomada das aulas prevê uso de protetor facial, máscara, há diretores que estão providenciando roupas especiais e para o pé, o que ela acredita não causar uma boa recepção para as crianças.

"Vai assustar, mexer muito com o psicológico dela. A criança vai começar a chorar e a gente vai ter pegar, os professores vão ter que estar sempre em contato com as crianças. É judiar das crianças. É um retorno insano. A proliferação do vírus vai acontecer. Por que não esperar todos os profissionais da educação serem vacinados, para proteger eles e a própria família", ressaltou. 
https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2021/05/28/mogi-desiste-da-retomada-das-aulas-presenciais-na-rede-municipal-prevista-para-segunda-feira.ghtml

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog