Vacinação da Covid, chuvas, oposição e desemprego. Prefeitos e prefeitas assumem sob enorme pressão. Ashiuchi irá presidir o Condemat

 Oidiario - Suzano

Os prefeitos e prefeitas que assumem neste dia 1º de janeiro de 2021 o comando das prefeituras nas cidades do Alto Tietê vão experimentar e vivenciar nas próximas semanas um nível de pressão e de tensão que certamente nenhum prefeito eleito para comandar as prefeituras dessa região sentiu, no início de seus governos, em toda a história.

Seja o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), que foi reeleito com uma votação histórica, a jovem prefeita de Ferraz, Priscila Gambale (PSD), o também jovem prefeito Caio Cunha (Podemos) que de forma surpreendente foi eleito para comandar Mogi das Cruzes, a maior cidade do Alto Tietê, e todos os demais que empossados neste dia 1º simplesmente não poderão errar no que se refere ao início da vacinação contra a pandemia de Covid-19.

O governo do Estado promete o início da vacinação para o dia 25 de janeiro, portanto as cidades da região também precisam iniciar a imunização a partir deste dia.

Neste dia 1º qual prefeito ou prefeita pode assegurar que tem toda a estrutura necessária para iniciar a vacinação sem atropelos ou falhas?

Então já neste dia 1º os prefeitos e prefeitas terão de ser muito claros em relação ao início da vacinação em cada cidade.

A vacinação será o maior desafio, mas não será o único. Os novos prefeitos terão de começar a colocar em prática as promessas que fizeram especialmente aquelas voltadas para os primeiros 100 dias de governo.

E tem a questão das chuvas que poderão fazer estragos ainda neste primeiro final de semana de 2021.

Existe o risco de o governo do Estado, por meio do Plano SP, determinar mais restrições para as atividades econômicas por conta de um suposto aumento no número de casos e se isso acontecer prefeitos e prefeitos vão baixar a cabeça ao governo de SP?

Mas dirão o que ao povo que não terá mais o auxílio emergencial do governo federal e seguirá sem emprego e sem renda?

Nunca antes na história dessa região os prefeitos estão assumindo tantos desafios.  E olhem que, em algumas cidades, a oposição raivosa prepara ataques contra os novos prefeitos e prefeitas que poderão ser desferidos ainda neste primeiro mês de 2021.

Reeleito com votação histórica em Suzano, Ashiuchi irá presidir o Condemat 

Se neste dia 1º acontece à posse dos prefeitos e prefeitas, até o dia 4 deste mês o prefeito reeleito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), deverá ser confirmado como o novo presidente do Condemat.

Ashiuchi só não comandará o Consórcio em 2021 caso ocorra algum imprevisto muito grande nas próximas horas.

Ao ser perguntado sobre o assunto, o prefeito reeleito (com a maior votação da história da cidade) diz que prefere esperar a reunião que deverá acontecer  na primeira semana de janeiro de 2021 para de que forma consensual seja definido o nome do prefeito que comandará a entidade nos próximos dois anos.

Historicamente a definição dos integrantes da diretoria do Consórcio é alcançada de forma consensual, sem a necessidade de uma eleição entre os 12 prefeitos para a escolha de quem será o novo presidente.

O Jornal Oi apurou que os dois prefeitos reeleitos nas duas maiores cidades da região (Ashiuchi em Suzano e Guti em Guarulhos) seriam naturalmente os candidatos para comandar a entidade em 2021.

Mas o consenso deverá ser no sentido de que Ashiuchi comande o Condemat no primeiro ano do novo mandato, ou seja, em 2021, sendo que para os próximos anos (a partir de 2022) Guti e os demais prefeitos (novatos) poderão buscar o consenso para assumir a liderança do Consórcio.

A votação histórica de Ashiuchi (que foi reeleito no primeiro turno) e o seu perfil político considerado conciliador, são os principais motivos para que o prefeito de Suzano volte (a partir de janeiro) ao comando do Consórcio de prefeitos cujo desempenho e resultados tem sido bastante questionados nos últimos anos.

O novo presidente irá assumir o Consórcio também sob muita pressão e tensão, pois o sucesso da vacinação contra a Covid na região certamente dependerá das iniciativas do Condemat. 

https://oidiario.com.br/desafios-prefeitos-alto-tiete/

Postagens mais visitadas deste blog