NOTÍCIA EM PRIMEIRA MÃO: PS do Luzia de Pinho Melo só vai atender casos de urgência e emergência a partir do dia 15 de dezembro


 Radar com Marilei Schiavi

O Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, localizado em Mogi das Cruzes, passará a atender apenas casos graves de urgência e emergência em seu Pronto Socorro. O referenciamento, com “as portas fechadas para atendimento de consultas”, foi pactuado com todos os municípios do Alto Tietê, região para a qual o hospital é referência.

Médicos e especialistas afirmam que aproximadamente 15 mil pessoas não vão ser atendidas por mês pelo Hospital em plena pandemia da COVID-19. “Sou totalmente contra essa medida porque a região não tem estrutura de atendimento no Alto Tietê para atender todos esses pacientes”, destaca o ex-secretário de Saúde da Prefeitura de Mogi, Teo Cusatis. “Fechar um Pronto Socorro nesse momento de pandemia é um absurdo”, completou. 

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a medida visa otimizar a estrutura e o funcionamento para garantir atendimento aos casos mais complexos, em conformidade com o perfil assistencial do hospital, como traumas, infartos, AVCs e baleados. 

Hoje, 73% dos atendimentos no PS da unidade envolvem relatos de dor de cabeça, resfriado e trocas de receitas médicas, sobrecarregando o serviço com casos que devem ser resolvidos em serviços da rede primária de saúde.

Assim, pacientes com quadros de saúde mais simples deverão procurar serviços de pronto atendimento. Profissionais do 'Luzia' já estão orientando na recepção sobre as unidades de referência na cidade de Mogi das Cruzes.

Em entrevista ao Radar Noticioso na Rádio Metropolitana, o deputado federal Marco Bertaiolli (PSD) criticou a medida e disse que vai intervir junto ao Governo do Estado para reverter essa decisão. “Os pacientes vão ser prejudicados se ficarem sem atendimento”, comentou. 

Assim, a partir da próxima terça-feira, dia 15 de dezembro, o PS passará a acolher especificamente pacientes com risco iminente, levados à unidade por ambulâncias ou serviços de Resgate ou SAMU, bem como pessoas transferidas a partir de outros hospitais.

Postagens mais visitadas deste blog