‘Nossos’ deputados estão chantageando o governo ou o presidente e esse general Heleno estão de sacanagem? - Por: Oi Diário/Suzano
A reportagem do Jornal Oi questionou nessa quarta-feira, 26, os deputados federais da região sobre a fala do ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o general Heleno.
O ministro general mais próximo do presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Congresso Nacional estaria chantageando o Poder Executivo e enviou um ‘foda-se’ para os ‘representantes do povo’.
O Oi quis saber se os deputados que representam Suzano e região e seus partidos estão, de alguma forma, fazendo chantagem contra o governo federal e se a democracia e as instituições estão em risco em um momento em que até o presidente apoia/incentiva seus apoiadores a fazerem protestos (no dia 15 de março) contra as ‘chantagens’ do Congresso.
Até o fechamento desta edição apenas o deputado Roberto de Lucena (Podemos) teve coragem para se manifestar.
Os deputados federais Marco Bertaiolli (PSD), Katia Sastre (PL) e Marcio Alvino (PL) também receberam as mesmas perguntas que foram enviadas (e respondidas) pelo deputado Lucena.
Os demais representantes do Alto Tietê no Congresso Nacional poderão se manifestar nas próximas horas.
Jornal Oi – A manifestação convocada pelo ministro general Heleno e apoiada pelo presidente Bolsonaro para o dia 15 de março representa, na opinião do deputado, uma ameaça ao Congresso e a democracia? Por favor, explicar.
Deputado Roberto de Lucena – A manifestação democrática e ordeira é um direito de todos os cidadãos, individualmente ou coletivamente. Felizmente hoje isso – a manifestação- “ainda” é possível. Essa incitação foi irresponsável e inconsequente. É preocupante.
Temo que estejamos testando demais, além dos limites e sucessivamente, a solidez das nossas instituições.
Eu e a bancada do Podemos temos votado com o Governo, com o intuito de garantir a governabilidade e assegurar as reformas estruturantes tão necessárias para a recuperação do País.
Quase 80% das minhas votações apoiaram o governo porque a matéria era boa para o Brasil. Com esse mesmo compromisso que tenho tido para com os brasileiros é que lamento essa postura do governo.
Jornal Oi – De alguma forma o deputado, o seu partido ou o Congresso como um todo estão chantageando o governo do presidente Bolsonaro? Sim ou não? Por favor, explicar.
Deputado Lucena – Não há chantagem. Sem a consciência e o patriotismo do Congresso Nacional não teria sido possível termos aprovado tanto a reforma previdenciária quanto as outras pautas decididas no ano passado.
Mas são 513 deputados e 81 senadores.
Não existe a menor possibilidade de se aprovar qualquer proposta do Governo sem diálogo, e o diálogo do Governo com o Congresso é de péssima qualidade.
Nem eu nem a bancada de meu partido podemos ser contados entre os que chantageiam o Governo, se é que esses parlamentares existem. Temos um dos maiores índices de votação com o Governo dentre as demais bancadas.