Suzano - Estudo coloca Suzano como a 5ª cidade que mais avança no país -

O levantamento Desafios da Gestão Municipal (DGM) 2020 colocou Suzano como a quinta cidade brasileira que mais avançou no país na última década. 
A cidade ganhou dez posições no ranking em um ano. 
A Educação foi o destaque, alcançando a 23ª colocação nacional do estudo, que avalia os serviços essenciais de municípios com população superior a 273 mil habitantes.
Entre as cidades que mais avançaram no Brasil, Suzano fica atrás apenas de Ribeirão das Neves (MG), Petrolina (PE), Belford Roxo (RJ) e Cascavel (PR), sendo a única do Alto Tietê e a primeira do Estado de São Paulo a figurar entre as dez que mais evoluíram na década. 
Neste período, subiu 23 posições, tendo também o maior crescimento no país em um ano, com o ganho de dez colocações.
O estudo é elaborado pela empresa de consultoria Macroplan, especializada em cenários prospectivos, administração estratégica e gestão orientada para resultados, e avalia a oferta de serviços como Saúde, Educação, Segurança e Saneamento nas cem maiores cidades brasileiras.
No ranking geral do Índice Desafios da Gestão Municipal (IDGM) 2020, Suzano ocupa o 25º lugar, com a nota de 0,683, ao lado de Florianópolis (SC), e supera capitais como Rio de Janeiro, Campo Grande e Goiânia. 
O IDGM varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, melhor o desempenho do município. 
Das cidades da região, também são mencionadas Mogi das Cruzes (24º), Guarulhos (48º) e Itaquaquecetuba (56º).
O prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) comemorou o avanço no IDGM nesta década, especialmente no último ano. 
"Hoje estamos na 25ª posição nacional e ainda há muito trabalho a ser feito na Saúde, na Educação, na Segurança, no Saneamento e em tantas outras áreas", afirmou.
O chefe do Executivo suzanense lembrou que o bom desempenho na Educação deve alcançar índices melhores diante do investimento proposto ao setor em 2020, que prevê uma série de medidas, como horário estendido, formação de profissionais, plataforma online para professores, dentre outras iniciativas.
Para Ashiuchi, ter a Educação na vanguarda da administração é motivo de orgulho, ao lado dos avanços em todos os demais setores avaliados.
"Superamos a média nacional em diferentes indicativos, como na cobertura de coleta de resíduos domiciliares, no índice de abastecimento de água e tratamento de esgoto, e tivemos queda na mortalidade infantil, no homicídio e nas mortes no trânsito. O resultado mostra que estamos no caminho certo para recuperar a autoestima suzanense e construir uma cidade melhor", finalizou.
Felipe Antonelli

Postagens mais visitadas deste blog