Alto Tietê - Represas da Região estão em 'alerta'

O Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE), responsável pelas represas do Sistema Produtor do Alto Tietê (Spat), informou que, caso necessário, pode utilizar o mesmo procedimento de segurança que foi adotado na barragem de Taiaçupeba, que abrange Mogi das Cruzes e Suzano, e eliminar água com o objetivo de diminuir o volume acumulado no reservatório. Devido as fortes chuvas que atingem a região desde o final do ano passado, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), aumentou a vazão da barragem de Taiaçupeba, ampliando dos 100 litros por segundo para 300 litros por segundo podendo atingir até os 500 litros por segundo.
Apesar do grande volume registrado em Taiaçupeba, não foi lá o maior valor percentual registrado ontem dentre as cinco represas que compõem o Spat. A represa Jundiaí, por exemplo, estava operando com 89,7% de sua capacidade, o maior volume apresentado. Já a represa de Taiaçupeba estava, ontem, com 82,4% do volume de água, estatística que está em elevação desde 15 de fevereiro, quando a barragem apresentava 57,2% do volume.
A Defesa Civil de Suzano acompanhou, desde a manhã de anteontem, a liberação preventiva de água da represa de Taiaçupeba, localizada na região do Jardim Maitê, e descartou riscos de alagamentos.
*Texto sob a supervisão do editor. Felipe Antonelli* - http://www.portalnews.com.br/

Postagens mais visitadas deste blog