Mogi tem faturamento médio de R$ 100 milhões com flores Além do valor faturado com diversas espécies, município é o maior produtor de orquídeas e hortênsias do país

Foto: Vitoria Mikaelli
A cidade de Mogi das Cruzes fatura R$ 100 milhões por ano com a produção de flores, no geral, e produz 12 mil vasos anualmente, segundo informou a Prefeitura. 
Em contrapartida, o Orquidário Oriental da cidade, que é independente, produz mais de 130 mil vasos só de orquídeas por ano. 
A produção mogiana desse tipo de flor pode ser conferida no "Festival de Orquídeas Outono 2018", que segue até o dia 18.
Mogi também é considerada a maior produtora de orquídeas e hortênsias do país. 
No festival, organizado pelo Orquidário Oriental, é possível encontrar diversas espécies de flores no local, desde plantas do tipo suculentas, ornamentais, catleias, entre outras. Além disso, o evento oferece palestras, feiras de artesanato, restaurante e um passeio de trem pelo lugar.
A proprietária e organizadora do espaço, Mirene Kazue Haga Saab, 50 anos, informou um pouco mais sobre o evento: "Temos 500 espécies de orquídeas aqui. Tem espécies da América Latina até a Ásia, fora as espécies hibridas. Cerca de 90% são orquídeas e 10% plantas ornamentais. Este não é um evento separado, nós estamos abrindo todos os dias, além dos dias do festival", disse.
Além da exposição dos vasos de flores, palestrantes organizaram uma apresentação para ensinar aos visitantes as maneiras de se cultivar uma orquídea. 
"Explico sobre o cultivo básico para iniciantes. Comparando o que uma planta precisa e como acondicioná-la para não apodrecer. 
Há também a exposição de produtos artesanais. 
A expositora Vânia Coelho Barbiere, 71, contou sobre sua produção. "Eu trabalho com costura, personalizo toalhas de mesa, toalhas de banho, enxoval de bebê, panos de prato, entre outros. Eu amo costurar".
O evento é referência para moradores de outras cidades, como a visitante e moradora de Guarulhos, Simone Ernandes Pereira de Paula, 50. "Eu sempre venho aqui, os preços são bons e tem plantas lindas. Comecei a cultivar recentemente e estou apaixonada", concluiu.
O festival acontecerá, nos dias 10, 11, 17 e 18. A entrada é franca e o Orquidário Oriental fica localizado na estrada São Bento-Lambari, km 27, bairro Itapeti. O funcionamento é das 9 às 17 horas. Para mais informações acesse www.festivaldeorquideas.com.br.
* Texto supervisionado pelo editor. Rinaldo Junior* - http://www.portalnews.com.br

Postagens mais visitadas deste blog