Mogi das Cruzes - Marcus Melo destaca importância da parceria entre setores público e privado durante evento com empresários

(Luiz Suzuki)
(Luiz Suzuki)
O prefeito Marcus Melo participou, na tarde desta segunda-feira (23/10), de uma reunião do Smart City Brasil, realizada na sede da Microsoft, em São Paulo. No encontro, o prefeito apresentou, além de um perfil de Mogi das Cruzes a um grupo de 25 grandes empresas de tecnologia, oportunidades de investimentos em diversas áreas que podem ser efetivadas por meio de parcerias público-privadas ou outros instrumentos de cooperação.
“Foi uma reunião muito produtiva. Tivemos a oportunidade de apresentar nossa cidade, os projetos que estamos desenvolvendo e as necessidades, além da nossa disposição em firmar parcerias público-privadas para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, explicou Marcus Melo.
Durante o encontro, o prefeito pediu para que as empresas também ajudem o Poder Público a fomentar novos modelos para as parcerias público-privadas (PPP), levando em consideração a legislação e as diretrizes apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado para este tipo de ação.
“Com a crise e o aumento da demanda por serviços públicos, temos de investir na melhoria da gestão, tornando a Prefeitura mais inteligente e mais ágil. E as parcerias com a iniciativa privada são um caminho que queremos trilhar”, disse.
Novos programas voltados à tecnologia para melhoria da gestão pública também foram discutidos na reunião. Entre as empresas que participaram do evento estiveram a IBM, a Cisco e a Microsoft, além de consultorias internacionais. “Hoje, temos que investir em tecnologias para sermos mais eficientes. Fazer mais com menos recursos é o desafio que os gestores públicos precisam vencer”, completou o prefeito.
Marcus Melo foi um dos quatro prefeitos a participar da reunião, ao lado de Duarte Nogueira, de Ribeirão Preto, Felício Ramuth, de São José dos Campos, e de Elvis Cezar, Santana de Parnaíba.
Esta é a segunda vez neste ano em que Mogi das Cruzes participa de eventos do Smart City Brasil. Em maio, o prefeito mogiano foi um dos palestrantes do Congresso Smart City Business América, realizado pelo instituto, em Curitiba. Na ocasião, ele apresentou o projeto de implantação do Polo Digital de Mogi das Cruzes, que foi inaugurado no dia 26 de setembro.
Durante este mesmo evento, o programa Cuida+Mogi, criado para otimizar o trabalho de manutenção e zeladoria da cidade, foi um dos grandes vencedores do Prêmio InovaCidade 2017. Os critérios de avaliação foram baseados no IMERIS – Indicadores de Mérito, Relevância e Impacto dos projetos e iniciativas na sociedade.
O indicador foi desenvolvido pela Comunicarte – Agência de Responsabilidade Social e tem sido utilizado para acompanhar e avaliar atividades que tenham como objetivos contribuir para a melhoria das condições de vida nas cidades, considerando os pilares da sustentabilidade: as questões sociais, econômicas, ambientais e culturais.
Inovações
Desde o início deste ano, a Prefeitura de Mogi das Cruzes vem realizando uma série de ações e programas de inovação e utilização da tecnologia para aproximar a população dos serviços públicos e criar novas oportunidades, dentro do conceito de cidades inteligentes.
A principal iniciativa é o Polo Digital, um espaço idealizado para conectar empreendedores e incentivar talentos regionais a criarem empresas que impactem de forma positiva o Brasil e o mundo. O local, localizado no distrito de Cezar de Souza, conta com café digital, coworking (espaço para empresas embrionárias), incubadora (dedicada startups em fase de crescimento) e uma arena de eventos com capacidade para até 50 pessoas.
Para colocar o programa em prática, a Prefeitura buscou a experiência de modelos em São Paulo e nos Estados Unidos, durante visita do prefeito em agosto. O espaço possibilita a troca de experiências, com destaque para o trabalho de mentoria. Além disso, no Polo Digital, os projetos podem ser validados antes da instalação.

Postagens mais visitadas deste blog