governador Geraldo Alckmin - Desassoreamento do Tietê terá início em julho em Suzano - deputado Estevam Galvão

As obras de desassoreamento do Rio Tietê terão início no mês de julho em Suzano. 

A informação foi confirmada pelo governador Geraldo Alckmin na manhã de hoje (dia 01/03), durante solenidade de início das obras dos lotes 1 e 2 do Tietê – entre a Barragem da Penha e o lado da barragem Edgard de Souza, beneficiando São Paulo, Osasco, Carapicuíba, Barueri e Santana de Parnaíba.

O deputado Estevam Galvão participou do encontro e questionou as autoridades estaduais sobre o cronograma de obras na região do Alto Tietê. 


“Suzano pertence ao lote de obras de Itaquaquecetuba – Mogi das Cruzes, já contratado e iniciado no trecho mogiano. 

Ocorre que em Suzano temos um terreno com margens muito úmidas, o que inviabiliza o trabalho no período de chuvas. 

O desassoreamento do rio em Suzano terá início em julho, no período de estiagem”, afirmou o superintendente do DAEE, Ricardo Borsari. 

A informação foi confirmada minutos depois pelo governador, durante entrevista coletiva concedida à imprensa.

No trecho Itaquá – Mogi o desassoreamento chega a 44,2 quilômetros de rio, iniciando no Córrego Três Pontes, na divisa de São Paulo com Itaquá, e o Córrego Ipiranga, em Mogi. 


As máquinas estão removendo um total de 343 mil metros cúbicos de sedimentos depositados no fundo do canal, o que deverá contribuir para evitar inundações na região.

“Lutamos por muitos anos por este desassoreamento, uma obra cara, mas importante para garantir o fim das enchentes nos bairros Vila Maluf, Parque Maria Helena e região, em Suzano. 


O trabalho inclui também a remoção de grandes pedras e rochas para facilitar o escoamento do rio”, apontou o deputado Estevam.

De acordo com o superintendente do DAEE, as máquinas já concluíram o trecho Estaleiro-foz do córrego Ipiranga, em Mogi, desassoreando cerca de 900 metros a jusante do córrego, removendo um total de 46 mil metros cúbicos de sedimentos e 430 metros cúbicos de rochas. 


Os equipamentos estão sendo deslocados para o próximo trecho, de 2,8 mil metros, do Estaleiro ao Parque Leon Feffer, que inclui a foz do córrego Matadouro e ribeirão Canudos.

No total, o Governo do Estado está investindo R$ 37,7 milhões somente na região. 

O trabalho começou em agosto de 2016 e deverá ser concluído em fevereiro do próximo ano.

Postagens mais visitadas deste blog