IPVA atrasado: quais são os riscos de não pagar?

O IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Trata-se de um imposto  obrigatório cobrado anualmente de todos os proprietários de carro e moto. No entanto, essa é uma cobrança que vem acompanhada de diversas outras contas de início de ano, o que pode atrapalhar um pouco o orçamento, não é mesmo?
Infelizmente, mesmo com total economia, em alguns casos você acaba tendo que deixar uma conta para trás e optar por outra. Por isso, se você é proprietário de algum veículo e está com o pagamento do IPVA atrasado, saiba que essa situação deverá ser resolvida em algum momento, mesmo porque você corre o risco de ter o veículo apreendido por conta da falta de pagamento deste imposto.
Entenda quais são os riscos de não pagar o IPVA dentro do prazo e saiba como você pode regularizar essa situação!

Quais os riscos de deixar o IPVA atrasado?

Enquanto você não regulariza o pagamento do IPVA atrasado, não pode fazer o licenciamento do veículo. E, quem é pego com o licenciamento irregular, também corre o risco de ter o carro apreendido. Mas as consequências não param por aí. Confira abaixo o que pode acontecer se você atrasar o IPVA!

Ter o IPVA atrasado pode sujar meu nome?

“Ao atrasar o pagamento do IPVA, o proprietário receberá um comunicado pelo correio com um prazo para acertar a dívida. Se não cumprir essa data, poderá ser negativado”, afirma Ilídio dos Santos, presidente da Associação Nacional dos Revendedores de Veículos Automotores (FENAUTO). No entanto, no caso de dívidas com o governo, a negativação acontece de forma diferente. Em vez do cidadão ter seu nome incluído ao SPC ou Serasa, por exemplo, ele terá o nome incluído na dívida ativa, que é uma execução fiscal onde ele poderá até mesmo perder o bem.

Posso dirigir meu carro com o IPVA atrasado?

Se o carro for apreendido pela polícia, o prejuízo será ainda maior, pois você terá que pagar o IPVA atrasado, os juros e as multas para regularizar a situação e cobrir os gastos dos dias em que o carro ficou parado no pátio do Detran. Se mesmo assim não puder pagar a dívida, seu carro irá para leilão.

Posso parcelar o valor do IPVA atrasado?

Infelizmente não. O parcelamento é um benefício oferecido apenas às pessoas que fizerem o pagamento do IPVA em dia. Por isso, caso você tenha atrasado o imposto, saiba que o pagamento deverá ser efetuado integralmente, com o acréscimo de multa pelo atraso, além dos juros que correm durante o período em que você não regulariza a situação.


Dica!

Se você está sem dinheiro para pagar o IPVA, uma alternativa para evitar problemas é fazer um empréstimo chamado de refinanciamento de veículo. Nesse caso, é feito um empréstimo no qual o seu veículo fica como garantia do banco. É possível receber propostas online de refinanciamento de veículo, para solicitar basta clicar aqui.

Entenda a multa cobrada pelo IPVA atrasado

A partir do momento em que você está com o pagamento do IPVA atrasado, será cobrada uma multa. Em São Paulo, por exemplo, a taxa é de 0,33% por dia de atraso, além de juros baseados na taxa Selic. Mas é importante lembrar que essa taxa varia de acordo com o estado em que você reside.
Para descobrir o valor cobrado por dia de atraso no IPVA onde você mora, faça uma pesquisa no site do Detran do seu estado. E saiba que quanto maior o atraso, maior será a taxa. Então, se você esperar mais de 60 dias para fazer pagamento do imposto, terá que desembolsar 20% a mais. Por exemplo, se o IPVA custava R$ 1 mil, atrasando o pagamento por dois meses o valor poderá chegar a R$ 1.200.
Atenção: quem possui algum tipo de deficiência não precisa pagar o IPVA, mas é necessário fazer uma avaliação com um médico do SUS.

E como pagar o IPVA atrasado?

Para pagar o IPVA atrasado, você deverá emitir a guia normalmente e pagá-la com multa. Você pode fazer esta emissão pelo site da Secretaria da Fazenda do seu estado, na seção de Serviços. E não se preocupe com o valor da multa, pois esse cálculo é feito automaticamente quando você gera o boleto do IPVA atrasado. Confira abaixo o link de alguns estados.

Acesse online as informações de IPVA do seu estado



Fonte - www.konkero.com.br/financas-pessoais/


Postagens mais visitadas deste blog