Salesópolis - Ponte Nova recebe novo radar para a Estação meteorológica


Investimento é de cerca de R$ 10 milhões para substituir aparelho que funciona há 25 anos na barragem
Lailson Nascimento
Da Redação
Divulgação
Equipamento foi fabricado na Alemanha e já está instalado em Salesópolis
DatObras de infraestrutura e modernização de equipamentos atraíram investimento de cerca de R$ 10 milhões para a estação meteorológica da barragem de Ponte Nova, em Salesópolis. Dentre as mudanças, o destaque é o novo radar meteorológico, que já está instalado no local e deve começar a operar em fevereiro. O equipamento, que foi fabricado na Alemanha, irá substituir o aparelho que está em funcionamento há pelo menos 25 anos no município.

Embora já esteja instalado, o equipamento ainda deverá receber ajustes de instalação e aceitação, segundo o engenheiro eletricista José Antonio Boani, que coordena os trabalhos na estação de Ponte Nova.
Os testes serão realizados por técnicos da empresa fabricante, que virão da Alemanha até o mês que vem. Assim que as avaliações forem executadas, o novo radar meteorológico entrará em operação, substituindo o aparelho de fabricação canadense que foi instalado em 1989 e é utilizado até hoje.

Para a equipe de reportagem do Dat, Boani explicou a importância do novo radar. "Nosso aparelho opera com uma faixa de abrangência de 240 quilômetros. Monitoramos municípios da grande São Paulo, litoral e do interior paulista. Daí a importância de se contar com a modernidade dos novos equipamentos". Ainda segundo o engenheiro, o local onde o radar foi instalado também recebeu obras de infraestrutura.

Ainda segundo o engenheiro, o equipamento tem capacidade de cobrir uma faixa territorial de até 400 quilômetros. "Mas não utilizamos a capacidade máxima para que os dados colhidos tenham maior precisão", completou.

Saisp
O radar meteorológico é de propriedade do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), que também é proprietária da barragem de Ponte Nova. Entretanto, a operação do equipamento fica a cargo da Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica, que monitora as chuvas e os níveis dos principais rios da bacia do Alto Tietê.
No local, o Sistema de Alerta a Inundações do Estado de São Paulo (Saisp) gera boletins sobre as chuvas e as consequências que elas podem causar a cada cinco minutos.

Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

Postagens mais visitadas deste blog