Jovem faz Enem para concluir ensino médio e passa em engenharia no Sisu


Um jovem que se inscreveu na edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio foi aprovado na primeira chamada para uma vaga no curso de engenharia aeronáutica pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Pedro Novak Nishimoto, de 26 anos, ficou com média de 738 pontos no Enem, mais de 20 pontos acima da nota de corte para o curso, e agora tenta acelerar a entrega do certificado para conseguir garantir sua matrícula até a data limite, na próxima terça-feira (21).

Ana Carolina Moreno


Do G1, em São Paulo

Pedro, de 26 anos, nunca cursou o ensino médio e tirou 738 no Enem.
Ele agora corre atrás do certificado para garantir a matrícula na UFABC.


Pedro emigrou para o Japão com a família em 1997 e, lá, só estudou até a oitava série. Quando retornou ao Brasil em 2010, o jovem retomou os estudos por conta própria. Decidido a conseguir o diploma por meio do Enem, ele fez uma prova de bolsas de estudos e conseguiu 95% de desconto na matrícula do cursinho pré-vestibular do Objetivo, em São Paulo.

De olho também em uma vaga no ensino superior, ele usou sua nota do Enem 2013 para se inscrever no Sisu, e acabou passando na primeira chamada, divulgada na manhã de segunda-feira (13) pelo Ministério da Educação. Segundo o jovem, a nota mínima para passar na ampla concorrência de seu curso foi 718, e sua média do Enem ficou em 738 –na redação, o estudante tirou a nota 880.

Na primeira opção do jovem no Sisu, o curso de engenharia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ele não foi chamado. Além do Sisu, Pedro se inscreveu também nos vestibulares de engenharia da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

"Estudei sozinho em casa, fiz todas as segundas fases, acabei de chegar da Unicamp", afirmou ele na noite de segunda-feira. O jovem também passou para a segunda fase da Fuvest no curso de engenharia física no campus da USP em Lorena.

Corrida contra o relógio
Sem o certificado de conclusão do ensino médio, porém, o estudante não pode se matricular em nenhuma dessas instituições. Por isso, ele e a mãe correm contra o relógio para conseguir acelerar a entrega do documento. No ato da inscrição no Enem, Pedro optou por receber o certificado por meio da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.  De acordo com o edital do Enem, os candidatos podem escolher entre as secretarias estaduais de educação e os campi dos institutos federais em todo o país para obter o documento.

Desde o dia 6 de janeiro ele enviou mensagens pelo site da secretaria do governo paulista e tentou contato telefônico. O jovem foi informado de que o órgão estadual ainda não havia recebido os dados do Ministério da Educação necessários para a emissão do certificado.

Procurada pelo G1, a secretaria informou que estudantes que tenham cumprido os pré-requisitos do Enem para retirar o certificado podem pedir a aceleração do processo de emissão do documento. Para isso, basta comparecer à Central de Atendimento na sede da Secretaria de Educação, na Praça da República, 53, no Centro de São Paulo, e apresentar o RG e o CPF (originais e cópia), além de uma declaração da instituição de ensino superior detalhando o prazo da matrícula.
De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, para garantir a matrícula a secretaria pode emitir uma declaração de conclusão do ensino médio provisória. Esse serviço estará disponível, segundo a secretaria, após o MEC entregar os resultados do Enem 2013.

A assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou que esses serão enviados às secretarias estaduais e institutos federais até esta quinta-feira (16). A partir daí, segundo a assessoria, cabe a cada órgão estabelecer os prazos para a emissão do documento.
Como retirar o certificado
Segundo os dados do ministério, em 2013, um total de 784.830 pessoas se inscreveram no Enem com esse propósito e 60.320 atingiram os requisitos mínimos. No ato da inscrição, o candidato que deseja conseguir esse documento deve escolher qual órgão o emitirá. As opções são as secretarias estaduais de educação e os campi de 38 institutos federais em todo o país.
Para obter a certificação, o candidato deve ter alcançado o mínimo de 450 pontos em cada uma das quatro áreas do conhecimento avaliada no Enem e o mínimo de 500 pontos na redação. Além disso, é preciso ter completado 18 anos de idade até 26 de outubro de 2013, data do primeiro dia de prova.

Inscrições no Enem para buscar a certificação do ensino médio:
Enem 2009: 197.991
Enem 2010: 539.216
Enem 2011: 545.798
Enem 2012: 638.176
Enem 2013: 784.830

Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

Postagens mais visitadas deste blog