Mogi das Cruzes - Ministério das Cidades aprova financiamento para passagem subterrânea da Sacadura Cabral

Ministério das Cidades aprova financiamento para passagem subterrânea da Sacadura CabralA Prefeitura de Mogi das Cruzes encaminhará, no início de fevereiro, a documentação para a contratação do financiamento de R$ 98,1 milhões aprovado pelo Ministério das Cidades para a construção da passagem subterrânea da praça Sacadura Cabral, no Centro. O procedimento burocrático é o último antes de a Administração Municipal estar autorizada a abrir a licitação para execução da obra.

A passagem subterrânea é um das principais obras previstas no programa Avança Mogi e irá unir os dois lados da linha férrea, desafogando o trânsito na região central da cidade e melhorando a mobilidade urbana na região. A confirmação do Ministério das Cidades da aprovação para o financiamento foi encaminhada à Prefeitura nesta segunda-feira (27/01). A obra foi incluída no programa Pró-Transporte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Com a aprovação do Ministério das Cidades, o processo foi encaminhado para a Caixa Econômica Federal.

“O Governo Federal aprovou a totalidade do pedido de recurso apresentado para esta obra. Isso mostra a qualidade do projeto apresentado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes e também a importância que a passagem subterrânea terá para a população da cidade”, destacou o prefeito Marco Bertaiolli.

Após a análise da Caixa Federal, a Prefeitura poderá realizar a contratação da empresa que executará a obra da passagem subterrânea. Atualmente, o projeto encontra-se em fase final de adequação técnica, inclusive com as diretrizes das intervenções que a CPTM fará para a construção da nova estação Mogi das Cruzes.

Para a execução do projeto, a Estação Mogi das Cruzes da CPTM será deslocada em cerca de 150 metros e ficará em frente ao Terminal Central, de onde partirá uma passarela para que os usuários acessem as plataformas ou atravessem a linha férrea. Com a mudança de local, haverá espaço para a construção da passagem subterrânea para os veículos na praça Sacadura Cabral, em que os veículos vindos da rua Cabo Diogo Oliver poderiam acessar a avenida Governador Adhemar de Barros, enquanto quem está na rua Doutor Ricardo Vilela pode ir à rua Hamilton da Silva Costa.

Outro destaque do projeto da passagem de nível é que haverá ainda um espaço para a circulação de pedestres que poderão cruzar a linha férrea. Já a parte de cima da passagem, a atual praça Sacadura Cabral terá sua estrutura ampliada, oferecendo mais espaço para a circulação de pedestres.

A obra permitirá o fechamento das passagens de nível existentes na praça Sacadura Cabral, rua Doutor Deodato Wertheimer e Presidente Campos Sales, eliminando dois outros gargalos do trânsito da cidade. 

“É uma proposta bastante audaciosa, que irá mudar toda aquela região. É uma obra que Mogi das Cruzes merece e precisa. Teremos um novo centro da cidade, mais moderno e com mobilidade. Iremos resolver um problema que estrangula Mogi das Cruzes”, destaca o prefeito. 

O prefeito lembrou ainda que a intenção da Administração Municipal é que os projetos da passagem subterrânea e da nova estação da CPTM sejam desenvolvidos simultaneamente. (LM)

Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

Postagens mais visitadas deste blog