Deputado Estevam quer recursos para projeto de sistema viário no Alto Tietê
O Alto Tietê poderá contar com um novo Plano Regional de Sistema Viário.
Os secretários de Transporte e Mobilidade Urbana das 11 cidades da região realizaram audiência com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Garcia, para solicitar recursos para a realização do projeto. A audiência foi solicitada pelo deputado Estevam Galvão, que articula a liberação de recursos junto ao governo estadual.
Estima-se que o projeto custará em torno de R$ 1 milhão. A iniciativa tem como base o Termo de Convênio firmado entre o Estado e o Consórcio Intermunicipal Grande ABC há pouco mais de dois anos, visando a criação de um plano de mobilidade urbana regionalizado que priorizou os eixos de ligação entre os municípios daquela região e a interligação do sistema de transporte público, entre outras ações.
“O Alto Tietê necessita de um novo Plano de Sistema Viário, levando em consideração o crescimento da região nos últimos anos, o grande volume de congestionamentos registrados nas vias de ligação entre as cidades e a chegada do Rodoanel Trecho Leste, que terá alça de acesso direto em Suzano. É preciso garantir a fluidez do trânsito e o desenvolvimento da região”, explicou o deputado.
Os municípios do Alto Tietê, através do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) já estão coletando dados junto ao governo estadual para criar o escopo do projeto de mobilidade. “Já solicitamos informações para a Secretaria de Transportes Metropolitanos, Emplasa e CPTM. O objetivo é reunir o maior numero de informações para verificar a real situação viária do Alto Tietê”, afirmou o presidente do grupo de trabalho de Mobilidade Urbana, Nabuo Aoki Xiol, também secretário de Transportes de Mogi das Cruzes.
O secretário estadual Rodrigo Garcia já disponibilizou a equipe técnica da Coordenadoria de Desenvolvimento Regional Territorial para contribuir com a formação do escopo do projeto. “Minha equipe está à disposição, inclusive para contribuir na obtenção de informações. Formatado este anteprojeto, buscaremos recursos para a formalização de convênio”, apontou.
CONDEMAT Também estiveram presentes na reunião os secretários de Mobilidade Urbana Carlos Cesar Alves (Ferraz de Vasconcelos); José Ferreira dos Santos (Suzano); Edson Nasser dos Santos (Arujá); o secretários de Trânsito Domingos Martins Oliveira (Santa Isabel); o diretor de Trânsito Abranches (Guararema) e o secretário adjunto de Transportes de Guarulhos, Celso Masson; além o assessor técnico de Poá e secretário do GT de Mobilidade da Condemat, Juliano Melo Duarte e os membros do Consórcio Roseli Fátima Ferreira, Edvaldo Candido e Rodolfo Senne.