Passe livre - Alckmin sancionou medida que reduz para 60 anos aqueles que terão acesso ao transporte

140 mil idosos poderão ter passe livre na região

Fernanda Fernandes
Da Redação
Divulgação
Beneficiado terá que fazer cadastro ou mostrar o RG

Dat

Mais de 140 mil idosos poderão ser beneficiados com o passe livre no transporte no Alto Tietê. Ontem, o governo do Estado sancionou a lei estadual nº 15.187/13, que prevê transporte público intermunicipal sem custo algum para o grupo da terceira idade que têm mais de 60 anos. A novidade foi publicada anteontem no Diário Oficial do Estado.

Os idosos terão gratuidade nos ônibus das linhas intermunicipais da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), nas composições da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e no Metrô. No entanto, essas empresas terão ainda seis meses para regulamentar a medida.

Antes, a lei previa que, apenas os idosos com mais de 65 anos, poderiam utilizar o transporte público, gratuitamente, mediante apresentação de uma carteirinha, que era feita por meio de cadastros na empresa que prestava o serviço.

A partir de agora, idosos a partir de 60 anos também poderão contar com o benefício. Mas para que o passe livre seja concedido, o usuário do transporte coletivo nessa faixa etária deverá procurar a empresa responsável pelo transporte público em seu município para efetuar um cadastro prévio para a emissão de um bilhete especial, válido por 180 dias, ou apenas pela apresentação do RG que identifique o passageiro e comprove sua idade.

Os idosos representam 9,55% da população no Alto Tietê. São 142.891 pessoas entre homens e mulheres com mais de 60 anos. 

As cidades com mais idosos na região são Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos. O município mogiano abriga, aproximadamente, 45 mil pessoas nesta faixa etária.

 Itaquá têm 24 mil idosos e, em Suzano, são 26,4 mil pessoas no grupo da terceira idade que poderão contar com o benefício do passe livre para o transporte intermunicipal. Em Ferraz, serão 14 mil pessoas que poderão contar com o passe livre em até 180 dias, até as concessionárias responsáveis pelo transporte intermunicipal regulamentarem a medida.

Postagens mais visitadas deste blog