Programa pioneiro vai alfabetizar trabalhadores

MRV, Sinduscon e Sesi oferecem aulas de Língua Portuguesa e Matemática para operários que prestam serviços em canteiros de obras em Suzano
Fernanda Fernandes
De Suzano
Daniel Carvalho
Alunos do programa receberam o material didático ontem
Mogi News
Cerca de 20 trabalhadores que prestam serviço em obras da MRV Engenharia em Suzano terão a oportunidade de se alfabetizar e enriquecer seus conhecimentos. A iniciativa faz parte do programa de elevação de escolaridade da construtora, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Sindicato da Construção (Sinduscon) que estão oferecendo a oportunidade para os operários. As aulas serão ministradas nos próprios canteiros de obras, onde há salas estruturadas, na Vila Urupês.
Os alunos receberam o material didático ontem, na cerimônia de apresentação do projeto.
O servente de obras Isaias Carlos Roberto, de 54 anos, é um exemplo de motivação para muitos de seus colegas. Ele é o mais velho da equipe e tem como objetivo passar seus conhecimentos adiante. "Conhecimento nunca é demais. Acredito que isso vai me deixar mais fortalecido", planeja entusiasmado.
O ajudante de obras, Eliércio José dos Anjos, 34, veio, há seis anos, de Alagoas em busca de uma vida melhor em São Paulo, e não escondeu o entusiasmo com a oportunidade. "Quero conquistar muita coisa e o estudo é o primeiro passo", disse. O mais velho de 11 irmãos teve de largar os estudos para trabalhar. "É um sonho aprender ler e escrever. Depois posso arrumar outras oportunidades que a empresa oferecer", disse.

Segundo o gestor de obras da MRV, Marcello Pompermayer, o projeto já alfabetizou 450 trabalhadores em todo o País. "O projeto vai contribuir para o crescimento profissional e pessoal desses colaboradores que integram todos os canteiros da construtora e o objetivo é elevar a educação dos trabalhadores", explica Marcello. "É possível uma sala de aula convencional dentro de um canteiro de obras, com lousas, mesas e carteiras para aproximá-los do ambiente escolar", completa.

As aulas terão início na próxima semana, de acordo com a analista educacional técnica do Sesi, Maria Lúcia dos Santos. Ela adianta que as disciplinas aplicadas serão Língua Portuguesa e Matemática. "São três meses de curso, porém, o contrato pode ser renovado se os alunos continuarem frequentando as aulas", explica. Maria ainda conta que as aulas serão dentro do horário de trabalho, das 7 as 8h30, três vezes por semana.

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s em Itaquaquecetuba! 🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s em Itaquaquecetuba! 🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog