Anatel estuda desativar orelhões

Telefonia
Dat
Lailson Nascimento
Da Redação
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que irá desativar milhares de telefones públicos - popularmente conhecidos como orelhões - em todo o País. A medida, que ainda passa por estudos, deve ser concluída até 2016. No Alto Tietê, mais de 6 mil orelhões estão em operação. A cidade com o maior número de telefones na região é Mogi das Cruzes, com 1.750 aparelhos (veja mais no quadro).

De acordo com levantamento feito pela Anatel, a região possui 6.766 telefones públicos, sendo que Itaquaquecetuba, com 1.387, e Suzano, com 1.169, além de Mogi, são as cidades com o maior número. Salesópolis, que possui a menor população do Alto Tietê, oferece um total de 94 orelhões. Em todo o Estado são 200.567, e no País, a quantidade é de 850.069. 
Apesar de ainda estar em fase de estudos - segundo a assessoria de Imprensa da agência de telecomunicações, uma consulta pública sobre a questão está agendada para 2014. O setor de comunicação da empresa confirmou que a desativação de milhares de aparelhos será executada. Durante o processo, outros 300 orelhões já existentes em todo o País poderão passar a oferecer serviços por meio de wi-fi.


História

Durante décadas, o orelhão foi a opção mais barata de se realizar ligações. Entretanto, os aparelhos celulares, que se popularizaram ao cobrar tarifas relativamente baixas e, ao mesmo tempo, oferecer maior mobilidade, substituíram os telefones públicos de forma gradativa. Recentemente, a atual concessionária do serviço de telefonia pública investiu na modernização das cabines de ligação, com pinturas estilizadas, mas não garantiu maior competitividade.

O surgimento dos orelhões teria ocorrido na década de 70. Inicialmente, os usuários utilizavam moedas, que logo foram substituídas por fichas. O dispositivo, que foi utilizado até os anos 1990, era diferenciado pelo tipo de ligação, que poderia ser local ou interurbana. Por fim, vieram os cartões telefônicos, utilizados até os dias correntes.

Postagens mais visitadas deste blog