Itaquaquecetuba - Itaquá ampliará cursos para ´segurar´ mão de obra local


Indústria e comércio
Dat
Prefeitura já realiza parcerias com o Senac e com o governo do Estado para qualificar trabalhadores da cidade
Fábio Miranda
Da Redação
Daniel Carvalho
Outra meta do secretário Dalton Dename é dobrar o número de empresas
Itaquaquecetuba, assim como as demais cidades da região, sofre com a debandada de moradores que buscam trabalho em outros municípios, como a capital paulista. Esse problema está sendo observado atentamente pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, que pretende "segurar" a mão de obra local dentro do município. "A solução encontrada é a maior oferta de cursos profissionalizantes para qualificação dos trabalhadores da cidade", apontou o chefe da pasta, Dalton Dename, por meio da assessoria de Imprensa da administração municipal.

Ele explicou que já existe parceria com o Serviço Nacional do Comércio (Senac) para formação de auxiliares de escritório e recepcionistas para a formação de 60 pessoas, mas há outros projetos que estão sendo encaminhados. "Por meio de outra parceria, com a Sert (Secretaria de Estado de Emprego e Relações do Trabalho), há o desenvolvimento do programa ´Time do Emprego´, que consiste na oferta de instruções para orientar e preparar o trabalhador na busca por um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional".

Não é só a retenção de profissionais que se tornou o objetivo do secretário. Atrair novas empresas para cidade é outro foco de Dename. "A principal medida para atrair novas empresas tem sido a desburocratização dos trâmites e o atendimento personalizado dos empresários que, diariamente, procuram a pasta em busca de uma ´assessoria´", disse. Para o comércio, a atenção será a mesma, com diferenciação para cada segmento, como varejista, estética e beleza, bares, restaurantes e lanchonetes.

A meta da secretaria é dobrar a quantidade de empresas que existem na cidade - hoje são cerca de 5 mil. Um dos pontos positivos da cidade que Dename pretende aproveitar para isso é o fácil acesso. "Itaquá tem uma ótima localização se comparada às demais cidades do Alto Tietê".

O acesso pode realmente facilitar, afinal, a rodovia Ayrton Senna (SP-70) passa por Itaquá, que é o primeiro município depois de São Paulo e Guarulhos para quem segue sentido Rio de Janeiro, porém a cidade carece de mais vias internas em bom estado. "Até onde fomos informados, esta é uma condição temporária. A Prefeitura de Itaquá pretende melhorar a infraestrutura no que diz respeito ao asfaltamento e recapeamento das vias danificadas", informou.

Para criar atrativos à vinda de novas empresas é preciso, porém, estar de acordo com a lei ambiental. "Não é o maior dos entraves, mas, independentemente disso, a administração pública municipal segue o que regem as leis, sejam quais forem. Se há empecilhos de ordem ambiental, procuramos resolver a questão dentro do que a lei nos permite realizar", afirmou.

O chefe da pasta explica que empresas sustentáveis serão bem vindas. "Toda iniciativa que tem por objetivo gerar empregos, renda e possa agregar ações sustentáveis tem a nossa aprovação e apoio irrestrito", finalizou.

Postagens mais visitadas deste blog