Alto Tietê - Plano viário, coleta de lixo e Agenda Metropolitana são metas para 2013
As metas para 2013 do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) é cobrar a agenda metropolitana e a questão da dispensa do lixo. O prefeito de Suzano, Marcelo Candido (PT), apontou ainda um terceiro item. Para ele, a criação de um plano viário regional é fundamental e o consórcio viabilizaria a vinda de recursos das outras esferas.
O vice-presidente do consórcio, o prefeito Sebastião Almeida (PT), citou como o mais importante o cumprimento da agenda metropolitana. "O passo mais importante foi o evento em Mogi das Cruzes, quando o governador (Geraldo Alckmin) e os 26 secretários, possibilitaram a agenda metropolitana. São as prioridades para a região", afirmou.
Para ele, o consórcio pode cobrar essas ações. "O Condemat pode fazer andar isto tudo. Será uma obsessão a ser perseguida", resumiu. Já o presidente da entidade, Jorge Abissamra (PSB), lembra também da questão do resíduo sólido. "Nossos aterros estão com suas vidas findantes. Temos que dar uma solução", ponderou.
O prefeito suzanense concorda que a questão do lixo deve estar na pauta de discussão de 2013, mas defende um plano viário regional. "Um plano regional é algo racional, porque existe o ponto de vista econômico e a região é entrecortada por rodovias. A solução pode vir via consorcio, que passaria a administrar os recursos", explicou.
Entre a administração está o limite para cada município, a fiscalização e execução da obra. "Desta forma, não fica cara para nenhuma cidade e há uma complementaridade, ou seja, não fica uma obra que se encerra dentro do município", acrescentou. Para Candido, as cidades brasileiras estão chegando a seu ápice de mobilidade urbana.
"As cidades criam gargalos. A Avenida Prudente de Morais não é um gargalo somente de Suzano, porque há fluxos de veículos de Mogi das Cruzes, de Poá. Não dá para ter um plano viário sozinho em função de recursos", alertou.