Mogi Das Cruzes - Grupamento deve sair este ano


Informação é do comando da corporação no Estado em resposta a Junji que reforçou apelo para elevação do 2° Subgrupamento de Mogi das Cruzes, em benefício da população do Alto Tietê





Junji: “Trata-se de uma Região com mais de 1,5 milhão de habitantes, que não pode permanecer subordinada à base de Guarulhos”
 
O 2° Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Mogi das Cruzes deverá ser elevado à condição de Grupamento neste ano. A informação foi transmitida pelo comando da corporação no Estado ao deputado federal Junji Abe (PSD-SP) que reforçou o apelo das autoridades municipais e da sociedade civil organizada do Alto Tietê. “A transformação beneficiará diretamente a população, porque garantirá à cidade e demais municípios da Região o aumento do efetivo e do número de bases”, assinalou o parlamentar.

Junji reiterou o pedido durante a comemoração dos 33 anos do Centro de Suprimento e Manutenção de Material Operacional de Bombeiros, realizada nesta sexta-feira (20/01/2012), em São Paulo. A solenidade também marcou a despedida do comandante da corporação no Estado, coronel PM Luiz Humberto Navarro, que está se aposentando. O cargo será ocupado pelo coronel PM Reginaldo Campos Repulho que, na prática, já assumiu o comando.

Tanto Navarro como Repulho garantiram a Junji que o Subgrupamento mogiano será elevado a Grupamento neste ano. “Faltam apenas alguns procedimentos administrativos”, relatou o deputado. Atualmente, a unidade é subordinada ao 5º Grupamento de Guarulhos. Com a transformação, todas as cidades do Alto Tietê seriam atendidas diretamente pelo destacamento mogiano da corporação, que passaria a ter autonomia administrativa e operacional, além de contar com maior efetivo e melhor estrutura, assim como os demais municípios da Região.

A elevação do subgrupamento mogiano dos Bombeiros é um processo natural de evolução dentro da estrutura estadual de segurança pública, como apontou Junji. Reflete o funcionamento do CPAM-12 – Comando de Policiamento de Área Metropolitano 12, instalado em Mogi das Cruzes em 2006, durante a segunda gestão do deputado como prefeito da Cidade.

De acordo com Junji, Mogi é a única área do Estado em que há comando de policiamento e não existe sede de Grupamento do Corpo de Bombeiros. “Trata-se de uma Região com mais de 1,5 milhão de habitantes, que não pode permanecer subordinada à base de Guarulhos”, disse o deputado, reforçando a argumentação do prefeito Marco Bertaiolli (PSD), dos vereadores e lideranças de entidades da sociedade civil organizada, como a Regional do Ciesp/Fiesp – Centro e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, da ACMC – Associação Comercial de Mogi das Cruzes e Sindicato Rural de Mogi.

Cerimônia
Sob a liderança do chefe Interino major PM Maurício Moraes de Souza, o Centro de Suprimento e Manutenção de Material Operacional de Bombeiros festejou seus 33 anos de existência com maciça presença de autoridades, ao som do Corpo Musical da Polícia Militar, regida pelo maestro 2º tenente PM Jansen Feliciano
.
“É uma unidade de extrema importância para a atuação dos bombeiros em todo o Estado. Dá retaguarda a todos os trabalhos. É como se fosse equipe de cinegrafistas, produtores, editores e profissionais de suporte que, embora não apareça, prepara os programas exibidos na televisão”, comparou o deputado federal Junji Abe.

Convidado por Moraes, o deputado fez questão de prestigiar a cerimônia em gratidão ao major que, por vários anos, comandou o 2° Subgrupamento de Bombeiros de Mogi das Cruzes. Junji também conhece bem o comandante da corporação no Estado de São Paulo, coronel PM Luiz Humberto Navarro, que já esteve à frente do CPAM-12 – Comando de Policiamento de Área Metropolitano 12, instalado na Cidade.

Durante a cerimônia, Junji foi surpreendido com uma homenagem. Recebeu a estatueta de “Amigo dos Bombeiros”, onde a missão da corporação é destacada: proteção à vida, ao meio ambiente e ao patrimônio. “Fiquei muito honrado com a demonstração de carinho, embora sejamos nós, a sociedade, que temos de homenagear os bombeiros e agradecer sempre o trabalho contínuo e devotado que desenvolvem todo dia”.

Junji sempre trabalhou com afinco para melhorar as condições de atuação dos bombeiros. Foi assim ao longo dos seus três mandatos como deputado estadual e também em suas duas gestões consecutivas como prefeito de Mogi (2001-2008). Teve acolhidos pelo governo do Estado uma série de pedidos de aumento de efetivo, viaturas e equipamentos, entre outros.

Também participaram da solenidade do Centro de Suprimento e Manutenção de Material Operacional o comandante do Bombeiro Metropolitano, coronel PM Erik Hoelz Colla, os subprefeitos coronel PM João dos Santos de Souza, de Itaim Paulista, e coronel PM Manoel Antônio da Silva Araújo, de Vila Mariana, o tenente-coronel Josué Ribeiro Pereira, representando o subprefeito de Vila Maria, e a deputada federal Keiko Ota (PSB-SP), entre outros.
Mais informações:

Mel Tominaga
Jornalista – MTB 21.286
Tels: (11) 9266-7924 e (11) 4721-2001
E-mail: mel.tominaga@junjiabe.com

Postagens mais visitadas deste blog