Hospital Luzia de Pinho Melo necessita de ampliação, diz Gondim




Foi protocolada ontem na Assembleia Legislativa do Estado, uma indicação do deputado Luiz Carlos Gondim (PPS) – Dr. Gondim – para que o 








Governador Geraldo Alckmin (PSDB) determine o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, providências para realização de obras de ampliação do Hospital Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes.


No documento, Gondim fala sobre a falta de leitos para internação de pacientes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e atendimento no Pronto-Socorro e Ambulatório de Especialidades e a ampliação de leitos da Unidade Coronariana.


O Hospital das Clinicas Luzia Pinho de Melo completa neste mês de agosto, sete anos de funcionamento em sua nova fase, depois de sua ampliação.


Com o sistema de gestão hospitalar baseado no modelo das Organizações Sociais de Saúde (OSS), os números mostram que o atendimento à população do Alto Tietê foi ampliado, chegando até mesmo a dobrar.


No entanto, dados da Secretaria de Estado da Saúde mostram que aumentaram o número de atendimentos feitos no Pronto-Socorro chegando a 20 mil por mês, contra 11 mil na época anterior as obras.


As cirurgias no hospital também tiveram crescimento de demanda de 64 para 600 mensais, ou seja, um crescimento de aproximadamente 830%.


De acordo com o deputado, na última década, a população de Mogi das Cruzes dobrou passando de 200 mil para 400 mil habitantes.


O mesmo aconteceu com os moradores do Alto Tietê, que inclui dez município, passando de 1,2 milhão para 2 milhões de pessoas.


Após sete anos da última reforma, o atendimento médico e ambulatorial, os leitos de UTI, encontram-se praticamente saturado, tornando-se inadiável a realização de novas obras de ampliação do Hospital das Clínicas “Luzia de Pinho Melo”, referência não apenas para o Alto Tietê, mas para toda a Grande São Paulo.


As deficiências são aparentes faltam cadeiras de rodas e outros equipamentos hospitalares, inclusive com ausência de banheiro para o público paciente na ala de Psiquiatria, segundo vários relatos e denúncias de funcionários e pacientes do próprio hospital.


O Hospital Luzia de Pinho Melo é referência no atendimento de casos de urgência e emergência e atende a demanda de oito grande rodovias da região: SP – 56, SP – 88, SP – 70 (Rodovia Ayrton Senna), Carvalho Pinto, Dom Pedro, SP – 66, Mogi – Bertioga (SP – 98) e Mogi – Dutra.

Postagens mais visitadas deste blog