Brasileiro consome mais do que o dobro da quantidade de sal ideal


Jornal Nacional

 Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda 5 gramas, ou uma colher de chá, por dia. Média brasileira é de 12 gramas diárias, uma colher de sopa. Excesso de sal na alimentação é um perigo à saúde.




Foi lançada, nesta terça-feira (26), uma campanha para alertar os brasileiros sobre os perigos do consumo excessivo de sal. Pesquisas mostram que estamos consumindo mais do que o dobro da quantidade recomendada pelaOrganização Mundial de Saúde (OMS).
Na salada, na batata frita, no prato todo. “Coloquei no salmão, no alface, no coração e no ovo de codorna. Menos comida doce”, brinca um jovem.
O brasileiro abusa e consome, em média, 12 gramas de sal por dia, uma colher de sopa. A Organização Mundial de Saúde recomenda 5 gramas, ou uma colher de chá.
O excesso de sal na alimentação é um perigo. “Ele induz, principalmente, o aumento da pressão arterial, que é a principal variável responsável pelo derrame cerebral, pelo infarto do miocárdio, pelas doenças coronarianas e pelas doenças renais”, explica o professor da UERJ Antônio Sanjuliani.
O vilão é o sódio presente no sal. Não é só na hora de temperar a comida que se deve controlar a quantidade de sal. No supermercado, na hora das compras, também. Boa parte do sódio que a gente consome vem dentro das embalagens de produtos industrializados.
A quantidade de sódio aparece nos rótulos que poucos têm o hábito de ler. Basta prestar atenção na sigla VD, o valor desejável. Em meia porção de lasanha, é de 85%. Significa que ela contém 85% de todo o sódio recomendado para a alimentação de um dia inteiro.
A Anvisa lançou nesta terça-feira (26), em Brasília, uma campanha nos supermercados para orientar o consumidor: menos sal , mais saúde.
“Nós vamos ter 1,5 milhão de pessoas que não vão precisar tomar medicamentos para hipertensão, reduzir o número de pessoas que vão precisar de hemodiálise no futuro”, destaca o Maria Cecília Brito, diretora da Anvisa
A hipertensão fez Tereza descobrir outros sabores. “Tem muitas ervas finas que você pode incrementar, com alhozinho, com azeite. Hoje tem sabor de felicidade, vida mais saudável”, conta.

Postagens mais visitadas deste blog