Mogi news - Ministério poderá integrar SUS e SIS

Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério conheceu ontem, em Brasília, o sistema mogiano
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

Cusatis (foto) e Carvalho estiveram em Brasília; SIS foi criado em Mogi e ganha repercussão pela proposta de integrar dados
Os dados dos atendimentos realizados no Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Integrado de Saúde (SIS) de Mogi das Cruzes poderão ser integrados. 
A possibilidade foi tratada na tarde de ontem, em reunião realizada em Brasília, entre o secretário de Saúde de Mogi, Paulo Villas Bôas de Carvalho, o secretário-adjunto Marcello Delascio Cusatis e o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Luiz Odorico Monteiro de Andrade.
 No encontro, Andrade conheceu o sistema de saúde implantado no município e também a lei de combate à violência doméstica contra crianças.

Luiz Odorico deverá vir a Mogi para conferir o sistema na prática. A reunião da tarde de ontem ocorreu por intermédio do deputado federal Valdemar da Costa Neto (PR), o Boy, e atendeu a um pedido do Gabinete ministerial para conhecer a integração de informações possibilitadas pelo SIS mogiano.

Apesar de tratar o assunto com cautela, Cusatis não escondeu que, se confirmada a integração entre SUS e SIS, será um avanço ainda maior na saúde em Mogi. "Pode acontecer, mas a longo prazo. 
E seria fenomenal porque o SIS é municipal; serve para os postos de saúde. Então, tanto o SUS teria acesso aos nossos dados, como nós saberíamos das informações do Sus", afirmou. 
Seria possível, por exemplo, que a Secretaria Municipal tivesse informações sobre o atendimento médico prestado a algum mogiano em qualquer Estado. 
"O Ministério quer saber aonde os usuários do Cartão SUS passaram para serem atendidos. Até que isso ocorra leva tempo, quem sabe 3 ou 4 anos. 
O secretário gostou dos resultados do SIS e estamos conversando para que ele venha à cidade para conhecer o funcionamento na prática", disse Cusatis, que evitou dizer que o sistema mogiano possa servir de modelo ao governo federal para realização melhorias no SUS. 
Além do convite do prefeito para vir a Mogi, Luiz Odorico recebeu cópia do vídeo com a reportagem exibida pelo Jornal Nacional, da Globo, que abordou o projeto que visa a identificação de casos de violência contra crianças da cidade.

Postagens mais visitadas deste blog