Peixe, Saiba como adquirir um bom produto - Semana Santa -


Diário de suzano


Vai comprar peixe na Semana Santa? Saiba como adquirir um bom produto

Matéria publicada na edição: 8869
Data de:2011-04-20/04/2011


Todos os anos, com a proximidade da sexta feira da Paixão e da Páscoa, a procura por pescados aumenta em todo o Brasil. Para garantir a qualidade da refeição tradicional de sua família, é preciso ficar atento a todas as etapas, desde a compra e manuseio do peixe até o armazenamento e preparo adequados.
O primeiro ponto a ser observado é o local onde a compra será realizada. Preste atenção nas condições de higiene do estabelecimento. As instalações, equipamentos, uniformes e funcionários devem ser rigorosamente limpos e organizados. Outro detalhe importante é a presença do termômetro em equipamentos de refrigeração (geladeiras, balcões e freezers). Esse equipamento é importante porque permite que o consumidor verifique a temperatura de conservação dos produtos.
O Brasil é um País tropical e ainda conta com altas temperaturas nesta época do ano. Por isso, comprar os peixes em feiras livres não é o ideal. Caso o consumidor opte por comprar o pescado nesses ambientes, é bom observar alguns detalhes. “Se você optar por comprar o produto nesses locais, verifique se o pescado está envolto em camadas generosas de gelo”, aconselha a pesquisadora do Idec, Silvia Vignola.
Outra dica importante é adquirir o peixe somente no final da compra. Dessa forma, a chance dele estragar durante o período de compras é bem menor.

Peixes frescos e a granel Para quem optar por comprar peixes frescos e a granel o ideal é procurar um produto que não tenha passado pela limpeza prévia. Isso porque nos produtos que já foram limpos, o consumidor não pode observar certos detalhes que indicam se o peixe está fresco ou não.
Alguns sinais que indicam o frescor do peixe são olhos turgidos e brilhantes. Nos peixes com escamas, elas devem estar aderidas à pele, as guelras devem apresentar coloração de rosada a vermelho vivo, o esfíncter anal deve estar fechado e o odor deve ser característico. Depois de verificar esses detalhes, o consumidor pode solicitar a limpeza (evisceração e filetamento) do produto escolhido. Quem desejar comprar um produto previamente limpo deve fazê-lo em um estabelecimento de sua total confiança.
A forma com que o produto está embalado também influencia em sua qualidade. Portanto, fique atento! As embalagens devem estar íntegras e sem estufamento. “A embalagem deve utilizar plásticos e papéis próprios para alimentos”, explica Silvia. “Nunca compre em locais que utilizam jornais para embalar esses produtos - a tinta contém metais pesados, tóxicos para seres humanos e animais”, completa a consultora.

Peixes embalados Com os peixes embalados os cuidados devem ser outros. Procure principalmente se o rótulo do produto contém todas as informações: nome do produto, data de embalagem e validade, produtos eventualmente utilizados para conservação, temperatura de conservação, lote, peso bruto e líquido, nome e endereço da empresa processadora e carimbo do SIF (Serviço de Inspeção Federal).
O consumidor deve preferir embalagens transparentes nas quais pode verificar com maior facilidade as condições do produto. A embalagem deve estar íntegra e sem estufamento.
Os peixes enlatados devem apresentar embalagens com as mesmas informações e as latas não podem apresentar estufamento, ferrugem ou amassados.

Bacalhau Não é fácil identificar os diferentes tipos de espécie do peixe mais tradicional desta época. O consumidor deve ficar atento para não levar outro peixe bem mais barato pensando que é o bacalhau. Uma dica é observar o tamanho da cauda - ela ajuda a identificar a espécie.


Vídeo Rede Record
ensina a escolher o
seu Peixe

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog