Enem tem questão baseada em texto do portal ICL Notícias
Enem tem questão baseada em texto do portal ICL Notícias
Uma coluna de Xico Sá sobre mulheres negras que conquistaram medalhas nas Olimpíadas de Paris, em 2024, serviu de base para uma questão do caderno verde dos Enem. Na coluna,Xico Sá comenta declarações das atletas sobre a importância do acompanhamento psicológico na preparação.
A questão destaca o seguinte trecho: “No predomínio olímpico das mulheres pretas brasileiras, uma coisa chamou a atenção no pódio. Como elas valorizam a parte psicológica. As duas garotas de ouro, a judoca Beatriz Souza e a ginasta Rebeca Andrade, ressaltam a importância da saúde mental em tudo quanto é entrevista. Elas aplaudem os profissionais da área.
E não somente agora em Paris. Vem de longe, praticamente desde a infância. Rebeca vê com tanta admiração que resolveu até estudar para ser uma futura psicóloga.
Reflita sobre a declaração da ginasta: ‘Acho que não é só sobre vencer a Simone, é sobre vencer a mim mesma. A minha briga está na minha cabeça, não está nas outras pessoas. Para conseguir fazer as minhas apresentações, preciso controlar a minha cabeça, o meu corpo, e essa é a briga, porque eu e a Simone, a gente se incentiva, a gente quer dar o nosso máximo, então a minha briga é sempre comigo mesma.’”
Primeiro dia do Enem tem 27% de abstenção
O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 teve 27% de abstenção, mantendo uma taxa semelhante à do ano passado (26,6%). A porcentagem é menor do que nos anos de 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%). “A abstenção manteve a média e aumentou o número de participantes”, disse o ministro da Educação, Camilo Santana, na noite deste domingo (9). Mais de 4,8 milhões de candidatos estavam habilitados a participar do Enem.
Neste domingo, o exame cobrou questões de múltipla escolha das seguintes áreas do conhecimento: língua portuguesa; literatura; língua estrangeira (inglês ou espanhol); história; geografia; filosofia e sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação. Foram 90 questões além da redação.
O ministro informou que o gabarito oficial do primeiro dia de prova deve ser divulgado na próxima quinta-feira (13). Camilo Santana recordou que o exame foi aplicado em 1.805 municípios e envolveu mais de 300 mil pessoas de apoio.
O ministro defendeu o tema da redação, sobre as perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira. “Achei que foi um tema muito atual e que exige de todos nós brasileiros um olhar muito cuidadoso, porque o país começou a inverter a sua curva etária, aumentando o número de pessoas idosas”.
O segundo dia de prova será no próximo domingo (16), quando serão cobrados conteúdos de ciências da natureza e matemática.
Além de avaliar o ensino nas escolas, o Enem é a principal porta de entrada em universidades, principalmente nas públicas. A nota pode ser usada pelos estudantes no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), voltado às públicas, e no Programa Universidade para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), os dois direcionados a instituições particulares.
https://iclnoticias.com.br/enem-tem-questao-baseada-em-texto-icl-noticias/
