Mônica Bergamo: Luciano Huck oferece jantar a Campos Neto em meio a racha no BC
Apresentador convidou autoridades, empresários e jornalistas para encontro restrito e disse a eles que finalidade não é política, mas sim de conversa entre amigos
Mônica Bergamo
O apresentador da TV Globo Luciano Huck ofereceu nesta sexta (17) um jantar em homenagem ao presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto.
Ele chamou empresários, autoridades e jornalistas da emissora para o encontro.
A coluna apurou que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), entre os convidados.
O jantar deve ser restrito, para cerca de 15 pessoas.

O apresentador chegou a figurar como pré-candidato a presidente da República em 2021. Acabou permanecendo na TV Globo, mas afirmou que seguiria participando do debate público no país e afirmou que "o futuro a Deus pertence".
O encontro com Campos Neto, segundo Huck afirma para convidados, não tem ligação com a política e tem a finalidade exclusiva de ser uma conversa entre amigos. Mas coincidiu com o aprofundamento da crise entre o governo Lula e o presidente do Banco Central.
Campos Neto foi indicado para o cargo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e só não foi demitido pelo petista porque tem mandato até dezembro de 2024.

O governo diverge da política de juros adotada por Campos Neto no BC, e desejaria que as taxas caíssem em um ritmo mais acelerado.
Na semana passada, o racha na diretoria da instituição ficou claro com a decisão sobre a nova queda na taxa de juros, que baixou de 10,75% para 10,50% ao ano.

Os cinco diretores que já estavam no BC no governo passado votaram pela redução menor, de 0,25% percentuais.
Os quatro diretores indicados por Lula queriam um ritmo mais acelerado de queda e votaram por uma redução de 0,50%, mas foram derrotados.
- https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2024/05/luciano-huck-oferece-jantar-a-campos-neto-em-meio-a-racha-no-bc.shtml