Quais marcas de carros estão se dando mal em 2024 e quais têm bombado
Primeira ClasseColunista do UOL
11/03/2024 04h00
Atualizada em
11/03/2024 04h00
O resultado do primeiro bimestre de 2024 reforça uma tendência que vinha se desenhando na segunda metade de 2023, com forte avanço de montadoras chinesas e da Ram e a Volkswagen deixando a Chevrolet para trás.
Líder de vendas
O que não mudou foi a liderança de mercado. Ela continua com a Fiat que, apesar da maior ameaça do Volkswagen Polo, conseguiu manter a Strada no posto de veículo mais vendido do Brasil - e ainda viu o fortalecimento do Argo em fevereiro.
Além disso, a italiana ainda conseguiu um forte crescimento de vendas, de 18,1% ante o primeiro bimestre de 2023. Mas nem a Fiat conseguiu manter a participação de mercado, que era de pouco mais de 22% nesse período do ano passado. Nos dois primeiros meses de 2024, passou a 21,21%.
É que o avanço da BYD e da RAM e estreia da GWM no mercado brasileiro acabou afetando a participação da maioria das marcas - mesmo as que registraram aumento de vendas, como a Fiat (leia mais abaixo).
Volkswagen x Chevrolet
A Chevrolet terminou 2022 e começou 2023 como vice-líder de vendas. Porém, ainda nos primeiros meses do ano passado, a Volkswagen lançou o Polo Track, versão básica do hatch criada para suceder o Gol.
A alemã virou o jogo, pois o Polo cresceu tanto em vendas que passou a ameaçar até a Strada na liderança de mercado. Além disso, o Virtus, que ganhou reestilização, também avançou. E o T-Cross superou o Chevrolet Tracker para ser o SUV mais vendido de 2023.
Com tudo isso, a Volkswagen ultrapassou a Chevrolet e foi vice-líder de vendas já no encerramento do ano passado. Neste início de 2024, a situação da americana piorou um pouco, pois Onix e Tracker, dois de seus produtos mais vendidos, foram mal em fevereiro.
Com isso, a Chevrolet, que era vice-líder no primeiro bimestre de 2023, passou ao terceiro lugar no mesmo período de 2024. A participação caiu de 16,49% para 11,53%. Já a VW foi da terceira posição para a segunda colocação.
A alemã avançou em participação. Mas o ganho foi pequeno: era de 14,52% no primeiro bimestre de 2023 e subiu para 14,98% em igual período de 2024.
BYD e Ram
A BYD estreou no Brasil em 2022. No primeiro bimestre de 2023, aparecia na 22° colocação do ranking de vendas, com menos de 0,2% de participação. Já no mesmo período de 2024, a chinesa é décima colocada e tem 2,84% do mercado.
A principal razão é a chegada do Dolphin, no segundo semestre do ano passado. O elétrico passou a vender tanto que deixou até alguns carros a combustão importantes para trás. Mas há também o bom desempenho do híbrido Song Plus, um dos destaques do ranking de fevereiro.
Além disso, a BYD vem fazendo fortes campanhas de vendas, com descontos e condições especiais, desde o fim do ano passado.
O maior trunfo da Ram, por sua vez, foi o lançamento da Rampage, seu produto nacional que tem registrado mais de 2 mil unidades vendidas por mês.
Com o modelo, a marca do Grupo Stellantis ocupa o 13° lugar no ranking de vendas do primeiro bimestre de 2024, com 1,58% de participação. No mesmo período de 2023, tinha a 17ª posição, com 0,50% de participação.
Das outras marcas que avançaram no ranking, a Renault foi do sétimo para o sexto lugar. A Caoa Chery saiu do 13° para ocupar o 11° no primeiro bimestre de 2024.
O Renault Kardian e a nova versão do Caoa Chery Tiggo 7 nada têm a ver com o avanço, pois estão chegando agora ao mercado. Foi uma simples "dança das cadeiras".
Marcas que perderam posições
A China afetou a França com tudo quando olhamos para o ranking de vendas. A GWM estreou no Brasil no ano passado. No primeiro trimestre deste ano, ficou com o 16° lugar no ranking de vendas e 1,31% de participação. A chegada dessa montadora e o avanço da BYD mexeram com Citroën e Peugeot.
A primeira era décima colocada no ranking de vendas no primeiro bimestre de 2023. Em igual período deste ano, caiu para o 15° lugar. Já a Peugeot foi do 11° para o 14°.
Porém, mesmo perdendo posições no ranking, as duas francesas da Stellantis não têm razão para lamentar. A participação de mercado da Citroën caiu pouco: foi de 1,51% para 1,36%.
E a Peugeot, na verdade, tem motivos para celebrar, pois viu sua participação aumentar de 1,27% para 1,40%. A boa aceitação do 208, que ganhou motor 1.0 turbo no ano passado, alavancou a fabricante.
No caso da Jeep, houve perda de uma posição no ranking de vendas: foi da sexta no primeiro bimestre de 2023 para a sétima no mesmo período de 2024. A participação de mercado caiu de 7,02% para 5,42%.
O Renegade vem perdendo mix no segmento de SUVs compactos. Os dados são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
As dez marcas que mais venderam no primeiro bimestre
1° Fiat - 65.178 unidades
2° Volkswagen - 46.050
3° Chevrolet - 35.447
4° Toyota - 27.118
5° Hyundai - 26.198
6° Renault - 17.346
7° Jeep - 16.664…
8° Nissan - 11.930
9° Honda - 10.597
10° BYD - 8.726
Fonte: Fenabrave…
Reportagem
Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis… -
https://www.uol.com.br/carros/colunas/primeira-classe/2024/03/11/montadoras-que-estao-se-dando-mal-em-2024-e-as-que-fazem-sucesso.htm