Quais marcas de carros estão se dando mal em 2024 e quais têm bombado

Primeira ClasseColunista do UOL

11/03/2024 04h00

Atualizada em

11/03/2024 04h00

O resultado do primeiro bimestre de 2024 reforça uma tendência que vinha se desenhando na segunda metade de 2023, com forte avanço de montadoras chinesas e da Ram e a Volkswagen deixando a Chevrolet para trás.

Líder de vendas

Fiat Strada
Fiat Strada Imagem: Divulgação

O que não mudou foi a liderança de mercado. Ela continua com a Fiat que, apesar da maior ameaça do Volkswagen Polo, conseguiu manter a Strada no posto de veículo mais vendido do Brasil - e ainda viu o fortalecimento do Argo em fevereiro.


Além disso, a italiana ainda conseguiu um forte crescimento de vendas, de 18,1% ante o primeiro bimestre de 2023. Mas nem a Fiat conseguiu manter a participação de mercado, que era de pouco mais de 22% nesse período do ano passado. Nos dois primeiros meses de 2024, passou a 21,21%.

É que o avanço da BYD e da RAM e estreia da GWM no mercado brasileiro acabou afetando a participação da maioria das marcas - mesmo as que registraram aumento de vendas, como a Fiat (leia mais abaixo).


Volkswagen x Chevrolet

Volkswagen Polo Track
Volkswagen Polo Track Imagem: Marcos Camargo/UOL

A Chevrolet terminou 2022 e começou 2023 como vice-líder de vendas. Porém, ainda nos primeiros meses do ano passado, a Volkswagen lançou o Polo Track, versão básica do hatch criada para suceder o Gol.

A alemã virou o jogo, pois o Polo cresceu tanto em vendas que passou a ameaçar até a Strada na liderança de mercado. Além disso, o Virtus, que ganhou reestilização, também avançou. E o T-Cross superou o Chevrolet Tracker para ser o SUV mais vendido de 2023.

Com tudo isso, a Volkswagen ultrapassou a Chevrolet e foi vice-líder de vendas já no encerramento do ano passado. Neste início de 2024, a situação da americana piorou um pouco, pois Onix e Tracker, dois de seus produtos mais vendidos, foram mal em fevereiro.

Com isso, a Chevrolet, que era vice-líder no primeiro bimestre de 2023, passou ao terceiro lugar no mesmo período de 2024. A participação caiu de 16,49% para 11,53%. Já a VW foi da terceira posição para a segunda colocação.


A alemã avançou em participação. Mas o ganho foi pequeno: era de 14,52% no primeiro bimestre de 2023 e subiu para 14,98% em igual período de 2024.

BYD e Ram

BYD Dolphin
BYD Dolphin Imagem: Divulgação

A BYD estreou no Brasil em 2022. No primeiro bimestre de 2023, aparecia na 22° colocação do ranking de vendas, com menos de 0,2% de participação. Já no mesmo período de 2024, a chinesa é décima colocada e tem 2,84% do mercado.

A principal razão é a chegada do Dolphin, no segundo semestre do ano passado. O elétrico passou a vender tanto que deixou até alguns carros a combustão importantes para trás. Mas há também o bom desempenho do híbrido Song Plus, um dos destaques do ranking de fevereiro.

Além disso, a BYD vem fazendo fortes campanhas de vendas, com descontos e condições especiais, desde o fim do ano passado.


O maior trunfo da Ram, por sua vez, foi o lançamento da Rampage, seu produto nacional que tem registrado mais de 2 mil unidades vendidas por mês.

Com o modelo, a marca do Grupo Stellantis ocupa o 13° lugar no ranking de vendas do primeiro bimestre de 2024, com 1,58% de participação. No mesmo período de 2023, tinha a 17ª posição, com 0,50% de participação.

Das outras marcas que avançaram no ranking, a Renault foi do sétimo para o sexto lugar. A Caoa Chery saiu do 13° para ocupar o 11° no primeiro bimestre de 2024.

O Renault Kardian e a nova versão do Caoa Chery Tiggo 7 nada têm a ver com o avanço, pois estão chegando agora ao mercado. Foi uma simples "dança das cadeiras".

Marcas que perderam posições

A China afetou a França com tudo quando olhamos para o ranking de vendas. A GWM estreou no Brasil no ano passado. No primeiro trimestre deste ano, ficou com o 16° lugar no ranking de vendas e 1,31% de participação. A chegada dessa montadora e o avanço da BYD mexeram com Citroën e Peugeot.


A primeira era décima colocada no ranking de vendas no primeiro bimestre de 2023. Em igual período deste ano, caiu para o 15° lugar. Já a Peugeot foi do 11° para o 14°.

Porém, mesmo perdendo posições no ranking, as duas francesas da Stellantis não têm razão para lamentar. A participação de mercado da Citroën caiu pouco: foi de 1,51% para 1,36%.

E a Peugeot, na verdade, tem motivos para celebrar, pois viu sua participação aumentar de 1,27% para 1,40%. A boa aceitação do 208, que ganhou motor 1.0 turbo no ano passado, alavancou a fabricante.

No caso da Jeep, houve perda de uma posição no ranking de vendas: foi da sexta no primeiro bimestre de 2023 para a sétima no mesmo período de 2024. A participação de mercado caiu de 7,02% para 5,42%.

O Renegade vem perdendo mix no segmento de SUVs compactos. Os dados são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

As dez marcas que mais venderam no primeiro bimestre

1° Fiat - 65.178 unidades 


2° Volkswagen - 46.050


3° Chevrolet - 35.447


4° Toyota - 27.118


5° Hyundai - 26.198


6° Renault - 17.346


7° Jeep - 16.664…  


8° Nissan - 11.930


9° Honda - 10.597


10° BYD - 8.726


Fonte: Fenabrave…   


Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis… -  

https://www.uol.com.br/carros/colunas/primeira-classe/2024/03/11/montadoras-que-estao-se-dando-mal-em-2024-e-as-que-fazem-sucesso.htm

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