Barroso determina que PF garanta segurança em terra indígena no Pará
Conflito entre agentes federais e garimpeiros na semana passada terminou com 10 feridos.
O ministro do STF Luís Roberto Barroso determinou nesta terça-feira (1) que a Polícia Federal adote imediatamente “todas as medidas necessárias” para garantir a vida e a segurança dos moradores da terra indígena Munduruku, em Jacareacanga (PA).
Na última quarta-feira (26), garimpeiros entraram em confronto com agentes federais durante uma operação de combate à mineração ilegal na região. Dez pessoas ficaram feridas no episódio.
Um dia depois, a casa de uma líder indígena foi incendiada por garimpeiros, segundo a população local.
Barroso também determinou que o superintendente da PF responsável pela operação na região seja ouvido em até 48 horas para explicar a situação na área.
“Dado que se desconhece a situação real na TI Munduruku e que se alega risco à vida e à integridade física dos envolvidos e perigo na demora quanto à providência, determino, ainda, à Polícia Federal, ad cautelam, que adote, de imediato, todas as medidas necessárias a assegurar a vida e a segurança dos que se encontram na TI Munduruku e imediações, deslocando efetivos para a região ou majorando-os se necessário”, disse o magistrado.
A decisão atendeu a um pedido feito pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, Psol, PCdoB, Rede, PT e PDT.
https://www.oantagonista.com/brasil/barroso-determina-que-pf-garanta-seguranca-em-terra-indigena-no-para/