Suzano - Ferrovia divide cidade e traz as características dos lados Sul e Norte

Por Daniel Marques - de Suzano

 

Enquanto região Norte é residencial, região Sul tem força na produção e no comércio.


A ferrovia que atualmente corta Suzano e integra a Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) tem grande importância para a mobilidade dos moradores da cidade. A estação de trem de Suzano é uma das mais importantes de todo o sistema de transportes metropolitanos.
 
Só que além de ser fundamental neste sentido, a estação de Suzano tem uma importância histórica para o desenvolvimento da cidade. Ela é responsável por dividir duas regiões com características distintas, mas importantes para toda a municipalidade.
 
O lado Norte da cidade é altamente residencial e tem a maior densidade demográfica, com 3.758 pessoas por km², segundo a Prefeitura de Suzano. Há locais importantes, como o Mirante do Sesc e o Terminal de Ônibus Vereador Diniz José dos Santos, o Terminal Norte.
Por ser altamente residencial, a região demanda de serviços que atendam à população. E esse é o problema: muita gente diz que faltam alguns serviços importantes, como Correios e mais agências bancárias.
 
Por isso, há quem acredite que quem mora “do lado de lá” é privilegiado. Essa é a opinião da autônoma Laudinéia Jesus, 42, que mora na região do Dona Benta. 
 
“Naquele lado (Sul) tem Correios, e aqui não. Faltam bancos aqui também. Só tem um lá no Docelar, e mesmo assim não recebe contas. Quem mora do outro lado é privilegiado, lá tem de tudo. Aqui, não”, disse.
 
Para o chefe de cozinha João Bosco, 63, quem mora em algumas partes da região Sul é privilegiado. Ele comparou a região Norte à Vila Amorim para dizer que “o lado de lá” da ferrovia também tem problemas.
 
“Se a pessoa morar no Centro, tudo bem. Se for na Vila Amorim, não, porque há muitos roubos lá. O bom do lado de cá é que há mercados e açougues que gosto muito. Minha vizinhança é muito boa também”, afirmou. 
 
O Centro e as regiões do Casa Branca e de Palmeiras ficam na região Sul. Apesar de também ser uma área residencial (principalmente o Centro Expandido), a região é caracterizada pelo forte comércio e por ter as principais vias da cidade, como as ruas General Francisco Glicério e Benjamin Constant. 
 
A região de Palmeiras, por sua vez, abriga as áreas protegidas, sítios e terras produtoras, dando força à agricultura da cidade. A reportagem também foi à região Sul, principalmente para Palmeiras, a fim de saber a opinião das pessoas sobre o local, e encontrou uma unanimidade: a tranquilidade. Quem mora em Palmeiras elogia os baixos índices de violência e o sossego da região.  
https://m.diariodesuzano.com.br/cidades/ferrovia-divide-cidade-e-traz-as-caracteris/58335/


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