Europa e EUA anunciam envio de ajuda à Índia em meio a onda devastadora de covid
Oxigênio, insumos e medicamentos seguem para o país asiático, que registrou 350 mil novos casos neste domingo.
Americanos consideram enviar também parte de seu estoque de vacinas da AstraZeneca.
No dia em que a Índia registrou um recorde mundial da pandemia de covid-19, com cerca de 350 mil novos casos neste domingo (25/04), e conforme relatos de falta de leitos, oxigênio e medicamentos se multiplicam, a União Europeia, os Estados Unidos e outros países anunciaram o envio de ajuda emergencial ao país asiático.
A terceira onda da pandemia na Índia ocorre junto com o surgimento uma nova variante, denominada B.1.617, que contém duas mutações já associadas a menor neutralização por anticorpos, e foi agravada pelo relaxamento das autoridades e da população em relação ao distanciamento social.
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, que havia declarado em janeiro "vitória" contra o coronavírus, hoje vê seu país se tornar o epicentro mundial da pandemia, com o sistema de saúde perto do colapso e crematórios e cemitérios incapazes de lidar com o alto número de mortes.
A Índia teve oficialmente neste domingo 2.767 novas mortes e soma 192.311 óbitos desde o início da pandemia, mas especialistas afirmam que a contagem está provavelmente muito subdimensionada.
Casos suspeitos em geral não são considerados e muitas mortes foram atribuídas a doenças pré-existentes.
https://m.dw.com/pt-br/europa-e-eua-anunciam-envio-de-ajuda-%C3%A0-%C3%ADndia-em-meio-a-onda-devastadora-de-covid/a-57331244