Mogi das Cruzes - Pandêmica provoca colapso na saúde.







O secretário de Saúde de Mogi das Cruzes, Henrique Naufel, alertou que o cenário da Covid-19 no município irá piorar e que, por isso, não é possível dizer que o momento atual é o pior da pandemia.


Em entrevista à TV Diário nesta sexta-feira (19), Naufel falou sobre o colapso enfrentado pelo sistema de saúde da cidade, que tem 100% de ocupação nos leitos de UTI há mais de uma semana. Nos leitos de enfermaria, a ocupação estava acima de 95% nesta sexta.


"Realmente, a situação não é de hoje. Ela é crítica, e já há quase um mês a gente vem alertando o prefeito dessa situação. Não está insustentável porque temos leitos de backup, mas nós estamos com ocupação acima de 100% há oito dias já. Todos os leitos de UTI têm estado ocupados, inclusive com pacientes em tratamento de terapia intensiva nos prontos-socorros e UPA's de todo o município. Isso nos preocupa bastante", disse Naufel.


"Nos reunimos com o prefeito e com o Rodrigo Ashiuchi pelo Condemat. Colocamos a situação, que era insustentável, já há uma semana com 100% de ocupação. Hoje já é o oitavo dia na mesma situação. E ontem protocolei, junto ao gabinete do prefeito, uma solicitação de endurecimento". 


"Hoje pela manhã, nós estávamos com 27 pacientes para dentro do pronto-socorro, sem leitos, nos andares, para serem internados. Estão todos com assistência. Ninguém está deixando de ter assistência. Mas os leitos se esgotaram".  


Em Mogi, novos leitos estão sendo instalados no Hospital Estadual Doutor Arnaldo Pezzuti Cavalcanti para atender à demanda. Ao todo, serão dez leitos de terapia intensiva e 20 de enfermaria, que já estão recebendo pacientes. O secretário de Saúde explicou o processo de abertura de leitos.


"Abrir o leito não é apenas ter uma cama e um ventilador. Você precisa de equipe médica, de fisioterapeuta e principalmente de medicamentos. E isso não é uma situação apenas de Mogi das Cruzes. É uma situação nacional. Não há mais kits de intubação, faltam medicamentos. E o Doutor Arnaldo, como é um hospital que está entrando agora no sistema, ele também não tinha esse fluxo de medicação". 


"Os leitos estão lá, aos poucos estão sendo preenchidos. Hoje pela manhã, estavam com 15 dos 20 leitos de enfermaria e ainda nenhum dos leitos de terapia intensiva. É uma situação preocupante não só para Mogi, como para todas as cidades da região. Todos estão sofrendo a mesma situação. Mogi sofre um pouco mais porque recebe, em média, 37% a 40% de pacientes de outras regiões e que, agora, com esse colapso, a gente também não está podendo atender a todos".


Naufel também esclareceu as perguntas de muitos moradores sobre a possibilidade de hospitais particulares de Mogi das Cruzes fecharem as portas para atenderem apenas pacientes com Covid-19, algo que ele explicou que não está acontecendo.


"Não é verdade. Nós temos três grandes hospitais aqui em Mogi. Esses hospitais estão readequando seus leitos, que eram para pacientes de patologias gerais, também acrescentando leitos para Covid. É isso que está havendo. Não está faltando espaço e nem tenho notícia, porque a gente se conversa várias vezes ao dia, de fechamento de leito algum no município. Pelo contrário. A gente está correndo é para abrir mais leitos".


O secretário também falou sobre a possibilidade de o prédio da Maternidade Municipal receber pacientes com Covid-19. 


"Nós estivemos lá, verificamos. A obra está bastante adiantada. Nós temos problemas de entrega de material, de fechamento de janelas, por exemplo. Então a secretária Leila está correndo atrás para ver se a gente conseguiria antecipar, porque a proposta seria para até 75 dias, e a gente acha que esse tempo não é viável".


"O colapso já está agora e, mesmo que haja um lockdown neste momento, os números só aumentarão por mais duas semanas. Não diminui o número de internações. E é isso que nos preocupa e fez com que o Comitê Gestor aportasse ao prefeito a necessidade de uma medida imediata. Não dá mais para esperar". 

Por fim, Naufel falou sobre os esforços que os profissionais relacionados à área da saúde estão empenhando neste crítico momento da pandemia e fez questão de parabenizar todos aqueles


"Todos nós estamos (esgotados). Eu, como médico, vou diariamente ao hospital. O pessoal que está lá diariamente em plantões, se revezando, ninguém está suportando. Mas a gente sabe que é a nossa missão. Estamos aqui para isso mesmo. Estudamos para isso. Médicos, enfermeiros. E não só os profissionais da saúde. Os profissionais relacionados, como porteiro, recepcionista, pessoal da limpeza. Todos estão empenhados em dar o melhor de si até a última gota".


"Ontem houve uma manifestação muito bonita da Prefeitura, com projeção na parede do hospital. Todos ficaram muito comovidos, porque são gestos que nos dão força para continuar. E eu só tenho a agradecer a todos eles que estão envolvidos no hospital, no enfrentamento direto da Covid e das outras doenças. Todos estão de parabéns. Só temos a agradecer a todos os envolvidos".


Até esta quinta-feira (18), Mogi das Cruzes já havia registrado 803 óbitos por Covid-19 e mais de 19 mil casos positivos da doença. 


https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2021/03/19/pandemia-provoca-colapso-na-saude-de-mogi-das-cruzes-e-secretario-alerta-vai-piorar.ghtml

Postagens mais visitadas deste blog

Mega-Sena acumula